Bibliotecárias do TRT-MA apresentam boas práticas no I Encontro Nacional de Bibliotecários do Poder Judiciário 

quarta-feira, 22 de Março de 2023 - 17:11

Representando a Justiça do Trabalho no Maranhão, as bibliotecárias Raimunda Nonata Teixeira e Mary Rose Viana, apresentaram as ações da Biblioteca do TRT-MA no I Encontro Nacional de Bibliotecários do Poder Judiciário. O evento foi realizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Brasília e contou com apoio institucional do Conselho Nacional de Justiça e dos Tribunais Superiores. 

Durante o evento, as servidoras falaram sobre as boas práticas desenvolvidas pelo Setor de Biblioteca e Gestão Documental, e apresentaram a iniciativa “Biblioteca sem limites: o caso da Biblioteca do TRT16 como fonte de difusão cultural e promoção do conhecimento”. Na apresentação citaram as atividades desenvolvidas por meio do Projeto TRT de Portas Abertas, como as visitas de estudantes ao Centro de Memória e Cultura (Cemoc) e à Biblioteca, nas dependências do TRT-MA, e a palestra sobre a importância do voto consciente, que teve como objetivo incentivar os jovens ao exercício da cidadania. 

Segundo Nonata Teixeira, foi um evento de extrema relevância pois reuniu profissionais para troca de experiências assim como propiciou a formação continuada essencial ao desenvolvimento das atividades no âmbito da Biblioteca.

I Encontro Nacional de Bibliotecários do Poder Judiciário 

O evento teve como objetivo realizar um diagnóstico das bibliotecas do Poder Judiciário, bem como compartilhar práticas e iniciativas de gestão de informação por meio dos usos de novas tecnologias e projetos estratégicos. A desembargadora Salise Sanchotene, conselheira do CNJ e presidente da Comissão Permanente de Gestão Documental e Memória do Conselho, ressaltou a importância das bibliotecas na preservação e na disseminação do patrimônio cultural bibliográfico do Poder Judiciário e da memória institucional.
 

265 visualizações