Balanço geral do TRT-16 retrata resultados positivos do Biênio 2022-2023

terça-feira, 19 de Dezembro de 2023 - 11:00
Redator (a)
Francisco Eduardo Carvalho Almeida
Revisor (a)
Luane Freitas

Com destaque inédito no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (Igest) e conquista consecutiva do Prêmio CNJ de Qualidade na Categoria Ouro, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) encerra o Biênio 2022/2023.
A gestão do desembargador Carvalho Neto, recém-empossado no cargo de vice-presidente/corregedor do Tribunal, obteve exitosos resultados no cenário do Poder Judiciário Nacional, em especial no contexto da Justiça do Trabalho.

O presidente do TRT-16, Biênio 2022/2023, desembargador Carvalho Neto, destaca a sua visão acerca do papel exercido durante a sua gestão, à frente da presidência da Corte: “temos a certeza de que cumprimos a nossa missão institucional com o justo reconhecimento por parte do Conselho Nacional de Justiça, que nos concedeu mais uma inédita condecoração: o Prêmio CNJ de Qualidade na categoria ouro, pelo segundo ano consecutivo, refletindo o comprometimento e empenho do Tribunal com a Governança, a Produtividade, a Transparência e a Tecnologia, os quatro eixos temáticos em avaliação”.

“Nossa maior força está nas pessoas”. Destacou o presidente do TRT-16 ao expressar sua gratidão pelo trabalho coletivo desempenhado por toda equipe do Tribunal. “Nada disso seria possível sem a dedicação de cada magistrada e magistrado, servidora e servidor, estagiária estagiário, e terceirizada e terceirizado que compõem o quadro funcional deste TRT16”.

Como um dos diversos resultados positivos alcançados, o Tribunal conquistou, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio CNJ de Qualidade na categoria ouro. O TRT-16 registrou 85,5% no percentual máximo, superando os 77,14% atingidos em 2022. No eixo da produtividade o Regional alcançou o percentual de 78,4%, no eixo transparência 75%, no eixo governança 84,7% e no eixo dados e tecnologia 94%. O resultado foi anunciado no 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

No âmbito da inovação, foi inaugurado o espaço físico do Laboratório de Inovação (InovaLab16), que tem como objetivo auxiliar as unidades no aprimoramento das atividades institucionais, incentivando o diálogo entre as diferentes áreas, por meio da difusão da cultura da inovação, com metodologias e práticas que contribuam para o aprimoramento da prestação jurisdicional.

Criado em agosto de 2022, o InovaLab16 também fomenta o compartilhamento de boas práticas e parcerias que gerem valor para a Instituição, seja por meio de novos produtos, serviços e processos de trabalho ou outra opção eficaz de solucionar problemas complexos encontrados no desenvolvimento das atividades que lhe são afetas.  

Para facilitar o atendimento e diminuir os problemas de acesso à informação, o atendimento pela ouvidoria também passou a ser realizado por meio do Balcão Virtual. A plataforma da Justiça do Trabalho do Maranhão realiza atendimento remoto ao público externo, a partir da interação por videoconferência.

A luta pela igualdade entre homens e mulheres também foi uma busca recorrente no Biênio 2022-2023. Como resultado deste fortalecimento da igualdade de gênero, o TRT-16 aumentou expressivamente a participação feminina em cargos de gestão.

Na produção de energia sustentável, o presidente do Tribunal, desembargador Carvalho Neto, assinou a contratação de 690 placas solares fotovoltaicas no prédio-sede e no Forum Trabalhista da capital.
A iniciativa foi desempenhada por meio da Divisão de Engenharia e Arquitetura.

Já no cumprimento de metas nacionais e específicas da Justiça do Trabalho, em 2022 o TRT-16 cumpriu todas as metas estipuladas, com destaque no julgamento de processos, com considerável aumento no número de processos julgados, superando o número de processos recebidos.

Também foi destaque a inauguração do Salão Nobre do Tribunal. Localizado no pavimento Sobreloja do prédio-sede do TRT-16, o Salão Nobre é destinado à realização de solenidades e eventos institucionais, além de oferecer recursos tecnológicos, incluindo a conveniência do QR Code. Essa tecnologia permite que os visitantes acessem rapidamente informações relevantes e atualizadas diretamente no site do Tribunal, proporcionando uma experiência interativa e acessível a todos.

O TRT-16 também foi destaque, pelo segundo ano consecutivo, ao alcançar o percentual de 100% no Índice de Produtividade Comparada da Justiça – IPC-Jus, um dos principais índices do Poder Judiciário.

Para mais informações sobre o balanço geral do Biênio 2022/2023, acesse o Relatório de Extrato de Gestão 2022/2023 e assista ao vídeo institucional do balanço geral da gestão atual.

181 visualizações