Alunos da Facam visitam a Justiça do Trabalho

terça-feira, 15 de Abril de 2014 - 14:59
Juiz Paulo MontAlverne.
Servidora Rosely Vieira.

O Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (Cemoc) recepcionou, nesta terça-feira (15), 67 alunos do curso Segurança no Trabalho da Faculdade Facam. Os alunos estão cursando as disciplinas “Direito e Legislação Trabalhista na Segurança do Trabalho” e “Laudos e Perícias Técnicas”. A visita abriu o calendário de atividades do Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas no ano de 2014. No ano passado, foram atendidas pelo Projeto 239 pessoas e realizadas dez visitas. 

O projeto é uma iniciativa do juiz Paulo Mont’Alverne Frota, titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís. Ele ministrou a primeira palestra, falando sobre os direitos e deveres trabalhistas e sobre a função social do Juiz do Trabalho. Em seguida a chefe do Cemoc, Edvânia Kátia, ministrou palestra sobre a história da Justiça do Trabalho, falou sobre a dinâmica do processo trabalhista e abordou os projetos estratégicos desenvolvidos pela Justiça do Trabalho no Maranhão. A secretária da Escola Judicial, Rosely Belo Ribeiro Vieira, encerrou as palestras com uma abordagem sobre o Programa Trabalho Seguro, desenvolvido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), lembrando a importância da prevenção para reduzir o número de acidentes de trabalho. Para encerrar as atividades, os alunos visitaram a exposição “Da Senzala às Leis Atuais da CLT”, no 2º andar do Foro Astolfo Serra, e a exposição “CLT 70 anos”, no 3º andar. As exposições estão sendo realizadas pelo Cemoc em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho.

A visita foi acompanhada pela professora Conceição de Maria de Brito. Segundo ela, essa iniciativa do TRT do Maranhão de recepcionar estudantes universitários contribui significativamente para a formação profissional. "É uma oportunidade que os futuros profissionais têm de sair da sala-de-aula para vivenciar as experiências do mercado de trabalho e isso, com certeza, contribui para que eles possam ser profissionais ainda mais qualificados", afirmou.

Projeto – O projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas consiste na realização de visitas orientadas (universitários), visitas técnicas (profissionais do Direito) e visitas agendadas (comunidade) às instalações do Foro Astolfo Serra. O Projeto tem como patrocinador o juiz Paulo Mont'Alverne e está sob a coordenação da servidora Edvânia Kátia, chefe do Cemoc. O projeto está alinhado ao planejamento estratégico da Justiça do Trabalho do Maranhão. As visitas podem ser agendadas diretamente no Cemoc pelo e-mail memoria@trt16.jus.br ou pelo telefone 2109-9501.

 

Com informações do Cemoc.

 

 

7 visualizações