Unidade Integrada Vila Embratel encerra atividades do programa TRT na Escola

terça-feira, 4 de Dezembro de 2012 - 15:34
Redator (a)
Valquíria Santana
Juiz Bruno Motejunas acompanhou as atividades elaboradas pelos alunos
Banda de música da U.I Vila Embratel também se apresentou durante o evento

Alunos da Unidade Integrada Vila Embratel, na área Itaqui-Bacanga, em São Luís, elaboraram exposições sobre temas ligados ao trabalho infantil e à exploração de crianças e adolescentes, para encerrar as atividades do Programa TRT na Escola, naquele estabelecimento de ensino. As tarefas, elaboradas em sala de aula, com a orientação dos professores, foram apresentadas pelos estudantes, na última sexta-feira (30), à comunidade, na própria unidade escolar.

O juiz Bruno de Carvalho Motejunas, vice-diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, assistiu às apresentações e conversou com os alunos e professores sobre as atividades realizadas pelo TRT na Escola, desenvolvido pelo tribunal e direcionado a escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio.

Em suas exposições, os estudantes mostraram cartazes, fotografias e outros materiais de apoio e falaram sobre trabalho doméstico e trabalho infantil nas ruas, na agricultura e na indústria e comércio; legislação relativa ao trabalho infantil; exploração sexual de crianças e adolescentes; maus tratos; abuso sexual; e pornografia envolvendo crianças e adolescentes. Os temas foram escolhidos pelos professores, durante visita anterior feita pela Escola Judicial do TRT-MA, naquela unidade de ensino.  

Antes, os professores participaram de treinamento promovido pela Escola Judicial, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho no Maranhão e UNDB. Ainda em novembro (dia 19), o diretor da Escola Judicial, desembargador James Magno Araújo Farias,  esteve na Unidade Integrada Vila Embratel, durante atividade do programa TRT na Escola.

Programa - o TRT na Escola tem como objetivo semear conhecimentos sobre direitos, especialmente trabalhistas, noções básicas de direitos e propõe debates sobre o trabalho infantil, trabalho escravo e outros temas. A Unidade Integrada Vila Embratel aderiu ao programa desde setembro deste ano.

Todas as unidades de ensino que estão participando do TRT na Escola desenvolvem atividades de conscientização, relacionadas a um dos temas propostos.  Na Unidade de Ensino Básico Salomão Fiquene, por exemplo, os professores e alunos optaram pelo tema “Não ao trabalho infantil”. Naquela unidade as atividades do programa serão encerradas nesta sexta-feira (07).

Fotos: Romeu Ribeiro

94 visualizações