TRT na Escola: UEB Rosilda Cordeiro realiza culminância

quarta-feira, 30 de Janeiro de 2013 - 12:38
A gestora do projeto, Anícia Ewerton fala sobre o projeto
Alunos apresentam peça teatral

Com música, apresentações de peças teatrais, cartazes, leitura da “Declaração Universal dos Direitos das Crianças”, paródias e exposição de maquetes, os alunos da Unidade de Ensino Básico Rosilda Cordeiro, no bairro Quebra Pote, realizaram a culminância do projeto TRT na Escola, na última segunda-feira (28). A gestora do projeto, Anícia Ewerton, acompanhou as apresentações.

A culminância foi aberta com a execução do hino “Louvação a São Luís”, de Bandeira Tribuzzi. Em seguida, alunos do 6º ano apresentaram cartazes e uma peça teatral abordando situações de exploração do trabalho infantil, alcoolismo, maus-tratos e prostituição. A atividade foi coordenada pelos professores, Danielle Castro e Eduardo Bastos Nunes.

Outra peça apresentada por alunos do 6º ano trazia no enredo a questão do tráfico humano e exploração do trabalho infantil. Esta, coordenada pelos professores Benedita Maria Costa e Jorge André Rocha.

A leitura da “Declaração Universal dos Direitos das Crianças” foi uma das atividades desenvolvidas pelos alunos do 7º ano, que também construíram maquetes retratando a exploração do trabalho infantil. Eles também expuseram alguns brinquedos construídos por eles, retratando seus momentos lúdicos.

Sob a coordenação da professora Anne Gabrielli Nascimento, os alunos da turma 72, do 7º ano, fizeram a paródia da música “Não quero dinheiro”, de Tim Maia. “(...) A semana inteira, eu fiquei falando, com os meus amigos, e relatando, coitada das crianças que ficam trabalhando, sem descansar, sem descansar, sem descansar!”

Com a paródia da música “Eu quero tchu, eu quero tcha”, dos cantores João Lucas e Marcelo, os alunos Luana Sousa, Thaís Silva, Denyse Borges, Roseane Costa, Rafaela Campos, Geylson Costa e Gabryele Costa mostraram o que aprenderam com o projeto.  “Não quero não exploração. Não quero não, não, não, não. As crianças nunca devem parar de estudar. Largar a escola para ir trabalhar. O juiz veio aqui para nos avisar. Crianças de menor nunca devem trabalhar.”

A turma 82, 8º ano, sob a coordenação dos professores Wagner de Jesus Pereira Sá e Aretusa Pontes Nascimento, construiu cartazes enfatizando o tema da exploração do trabalho infantil. Por fim, os alunos do 9º ano, orientados pelos professores José Lucas Seixas de Moraes e Lina Mendes Bezerra Machado, elaboraram redações sobre o tema “Exploração do Trabalho Infantil” e construíram um Painel, intitulado, Árvore da Vida. No painel estavam as palavras: Revolta, inveja, ilusão, sofrimento, infelicidade, solidão e medo.

A escola trabalhou o tema “Meu lugar é na escola” com 285 alunos, coordenados por 10 professores. O TRT na Escola é desenvolvido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, em parceria com o programa TJC (Trabalho Justiça e Cidadania), da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra).

O  objetivo do projeto é semear conhecimentos sobre direitos, especialmente trabalhistas, noções básicas de direitos e propõe debates sobre o trabalho infantil, trabalho escravo e outros temas.

Redação: Larissa dos Santos (estagiária)
Jornalista Responsável: Wanda Cunha

59 visualizações