TRT-MA realiza I Reunião de Análise Estratégica

quarta-feira, 20 de Junho de 2012 - 17:27
Stael Cavalcanti da Secretária de Gestão Estratégica e Estatística

O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão realizou na manhã desta quarta-feira (20) a I Reunião de Análise da Estratégia (RAE) de 2012. O objetivo foi verificar o cumprimento das metas do planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). Durante a reunião, realizada no auditório Ari Rocha, prédio-sede do tribunal, foram apresentados os graus de cumprimento de 48 indicadores do planejamento estratégico.

Trinta e quatro dos indicadores tiveram desempenho maior ou igual a 90% do estabelecido na meta; seis tiveram desempenho entre 60% e 90% da meta; em quatro dos indicadores, o desempenho ficou abaixo de 60% e em quatro os indicadores ainda não estão disponíveis.

O evento foi aberto pelo juiz auxiliar da presidência, Manoel Lopes Veloso Sobrinho, que destacou a importância do planejamento estratégico para o tribunal, ressaltando também, o desempenho do TRT-MA na 2ª Semana Nacional da Execução. Segundo ele, “o TRT-MA foi um dos melhores colocados na semana da execução, apesar de ser considerado um tribunal de pequeno porte”.

Na oportunidade, aconteceu também a I RAE da área de Tecnologia da Informação, com o objetivo de adotar boas práticas no gerenciamento de projetos e serviços; promover a cidadania por meio da inclusão digital; adotar processos de desenvolvimento de software; garantir a disponibilidade; o acesso e o funcionamento dos sistemas essenciais. As práticas focam na melhoria da prestação de serviços, bem como na celeridade e efetividade da prestação jurisdicional.

O servidor Rômulo José Maia Moura, da Diretoria de Informática, apresentou os indicadores estratégicos do setor e ressaltou a importância do planejamento estratégico de TI alinhado com o planejamento estratégico da organização, “hoje toda organização deve ver a tecnologia da informação como um setor estratégico”.

Durante a reunião, foram feitas sugestões para o melhoramento de alguns indicadores, como melhoria do desempenho das varas itinerantes, redução no volume de processos baixado no segundo grau, julgamento dos processos na primeira instância e otimização das rotinas administrativas. Agora o próximo passo será reuniões estratégicas com as unidades administrativas e judiciais envolvidas nas ações estratégicas, objetivando ampliar o alcance das metas delineadas no mapa estratégico.

O objetivo da reunião é dar continuidade ao planejamento estratégico participativo do tribunal e o acompanhamento da implementação da execução, pro meio do monitoramento dos indicadores e metas.

 

Redação:  Larissa dos Santos

Jornalista Responsável: Edvânia Kátia

2 visualizações