TRT-MA realiza "Dia D" de combate ao mosquito Aedes na próxima terça-feira (22/3)

sexta-feira, 18 de Março de 2016 - 10:56
Redator (a)
Rosemary Araujo
Presidente James Magno (ao centro) e juiz Bruno Motejunas agradecem a colaboração de Cristina Ericeira e da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Município de São Luís.
Após a reunião, o chefe da Seção de Apoio do FAS, Durval Francisco Coelho Filho, recebeu a chefe da Seção de Saúde, Rafaela Brito (ao centro), e Cristina Ericeira, para reconhecimento da área a ser utilizada na ação do "Dia D".

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realizará, na próxima terça-feira (22/3), o "Dia D" de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e febre chikungunya, como uma das ações regionais previstas para a campanha nacional do Poder Judiciário, lançada pelo ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no dia 10 deste mês, a partir da campanha do Ministério da Saúde.
Em reunião, na manhã desta quinta-feira (17), no Gabinete da Presidência, o desembargador James Magno Araújo Farias, presidente do Tribunal, e o juiz auxiliar do Gabinete da Presidência, Bruno de Carvalho Motejunas, agradeceram a disponibilidade da representante do Programa de Combate à Dengue, Cristina Ericeira, e da Superintendência de Vigilância Epidemiológica  e Sanitária do Município de São Luís (SVES) em disponibilizar técnicos de vigilância, agentes de saúde, equipamentos e material informativo durante a ação do dia 22.
A programação iniciará, às 9h da manhã, no hall do Foro Astolfo Serra (FAS), sede das Varas do Trabalho de São Luís, com a palestra "Prevenção e Cuidados no Combate ao Mosquito", a ser ministrada pela técnica de vigilância em saúde Lucinete Pavão Palhano, da SVES. Durante toda a manhã, técnicos da equipe do Programa de Combate à Dengue prestarão esclarecimentos em stand montado no hall do FAS, onde disponibilizarão um laboratório entomológico com microscópios para a visualização das fases de vida do mosquito e descrição de suas características físicas, a fim de que as pessoas consigam identificar e combater o Aedes no ambiente de trabalho e em suas residências.
Durante a reunião, Cristina Ericeira informou que, nesta sexta-feira (18), os agentes de saúde do Programa de Combate à Dengue realizarão visitas de  inspeção na área distrital centro de São Luís, para avaliação das condições dos ambientes, em busca da identificação de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. O prédio-sede do TRT-MA, assim como o prédio do Arquivo Geral, localizado na Praça Deodoro, estão incluídos no roteiro das visitas.
Após essa inspeção, os agentes prestarão as informações acerca de providências efetivas que possam ser necessárias por parte do Tribunal para o efetivo combate. A partir dessas orientações, no "Dia D" (22), o Tribunal fará uma varredura no prédio-sede e em todas as Varas Trabalhistas para localizar e combater os focos de proliferação do mosquito.
A varredura e a campanha como um todo deverão mobilizar profundamente magistrados, servidores e colaboradores com relação à importância da participação individual no combate ao inseto, estimulando a adoção de cuidados específicos, tais como não jogar lixo no chão ou qualquer objeto que possa acumular água, ambiente de reprodução do vetor (Aedes Aegypti). Se for identificada pelos agentes sanitários a necessidade de borrifação do larvicida nas dependências da instituição, esta será realizada na tarde do dia 22, após a saída de magistrados, servidores e demais colaboradores.
Também participaram da reunião desta quinta-feira (17) a secretária-geral da Presidência, Joselena do Carmo Soares Pereira; o representante da Diretoria-Geral, Ary Arruda Gomes de Sá Filho; o coordenador substituto de Serviços Gerais, Sérgio Raimundo Brito Pinho; a chefe da Seção de Saúde, Rafaela David Brito; a chefe da Seção de Comunicação Social, Rosemary Rocha Araujo; e o chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar.
Proliferação - a recente estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), acerca da potencial ampliação dos casos de zika registrados em território nacional, bem como sua possível propagação geográfica desenfreada, aponta que a atual temporada de chuvas gera condições propícias para a reprodução do mosquito.
Combate permanente - No TRT-MA, as ações terão caráter permanente e serão aperfeiçoadas continuamente, de acordo com os ditames do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia. Em vista disso, outras ações estão sendo programadas e serão realizadas, de acordo com as avaliações periódicas para controle da situação nos prédios da Justiça do Trabalho no Maranhão.
A Portaria do Gabinete da Presidência nº 270/2016 formaliza a adesão do TRT-MA à campanha nacional do Judiciário e do Ministério da Saúde. O objetivo da atuação regional é auxiliar na retração da disseminação das enfermidades transmitidas pelo mosquito, no Estado do Maranhão, bem como multiplicar as medidas de combate ao mosquito e de conscientização da população. Além disso, o TRT-MA reconhece que o êxito no combate ao vetor transmissor das doenças dengue, chikungunya e zika necessita da efetiva articulação dos setores públicos.
Colabore - Durante toda a campanha, magistrados, servidores e demais colaboradores do TRT-MA poderão identificar possíveis focos de larvas e mosquitos nas dependências da Justiça do Trabalho no Maranhão, para o efetivo combate. Os possíveis focos poderão ser fotografados e enviados à Seção de Saúde do Tribunal, por meio do WhatsApp (98)98428-2946 ou do e-mail servsaude@trt16.jus.br, a fim de que sejam prestadas as informações e esclarecimentos necessários para a devida identificação e formas de combate.

 

18 visualizações