TRT-MA promove treinamento de servidores para utilização do Sistema e-Gestão

terça-feira, 18 de Fevereiro de 2014 - 9:17
Redator (a)
Wanda Cunha

A Secretaria da Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), em parceria com a Escola Judicial, promoverá, de 26 a 28/03/2014, das 8h às 12h e das 14h às 18h, treinamento para a utilização do Sistema e-Gestão. O curso será realizado na Sala de Treinamento da Escola, no prédio-sede do TRT-MA, na Av. Vitorino Freire, 2001, Areinha.

Com carga horária de 20 horas, o treinamento será direcionado a servidores das varas trabalhistas da capital e do interior responsáveis pela alimentação dos dados no sistema. A indicação para o curso deverá ser feita pelo diretor de secretaria e somente poderá ser indicado um servidor por vara.

As servidoras da Presidência e da Corregedoria, respectivamente, Célia Cristina Nunes Muniz e Olívia Maria Oliveira Almeida, serão as instrutoras. As inscrições podem ser feitas pelo Portal da EJud, na página do TRT16, no período de 17/02 a 07/03/2014.

Sistema e-Gestão -  O treinamento visa à demonstração das regras de negócios no Manual do Sistema e-Gestão, a fim de registrar corretamente os movimentos processuais; esclarecer as regras de validações temporais e não temporais; cálculo e recálculo dos itens; identificar e solucionar as inconsistências geradas pelo validador  e compreender a importância da alimentação do sistema informatizado para a fidedignidade dos dados que retratam o desempenho da vara, quando da extração dos dados para o cálculo dos indicadores estratégicos do Tribunal.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), em 2012, autorizou a substituição do Boletim Estatísticos do 1º grau pelo Sistema e-Gestão, com dados a serem considerados a partir de janeiro de 2013. Desde então, a Corregedoria, com o auxílio da Comissão do e-Gestão, vem trabalhando junto às varas trabalhistas para que suas remessas geradas no sistema sejam aceitas pelo TST. Em razão da dificuldade na alimentação do e-Gestão, todas as remessas enviadas no ano de 2013 ao TST ainda se encontram rejeitadas em razão de inconsistências geradas pelo validador.

A primeira medida para sanar os problemas  foi a promoção de visitas  das servidoras  Célia Muniz (da Presidência) e Olívia Almeida (da Corregedoria) nas varas trabalhistas para correção dos erros gerados. A segunda medida foi a promoção do treinamento para utilização do sistema.

Conteúdo Programático - Apresentação (esclarecimentos gerais sobre o sistema e suas correlações); esclarecimentos (orientações da Corregedoria Geral, fluxo de processos de trabalho, regras temporais/atemporais, cálculo e recálculos); Oficinas de Trabalho (registros de movimentos, cálculos/recálculos, identificação de inconsistências, ajuste de erros).

 

1 visualização