TRT-MA promove palestra para conscientizar servidores sobre consumo de energia 

sexta-feira, 22 de Março de 2019 - 14:22
Marcelo abriu o evento, e falou sobre as ações do Projeto Eficiência Energética do TRT
Matheus disse que a economia de energia depende também de atitudes conscientes

Na manhã desta quinta-feira (21), o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) promoveu a palestra "Economia de Energia". A iniciativa, realizada no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins, é mais uma das ações organizadas pelo Setor de Gestão Socioambiental do TRT-MA e que tem como objetivo o treinamento operacional do Projeto Eficiência Energética do Tribunal. O evento reuniu gestores de algumas unidades do TRT, além de terceirizados da área de eletricidade.
O engenheiro eletricista Matheus Duarte, representante da Ecosol (H2 Sol Aquecedores Ltda), empresa responsável pela execução dos projetos referentes ao Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), ministrou a palestra. Segundo Matheus, essa etapa do projeto é voltada para conscientização dos servidores sobre consumo racional de energia. "A primeira etapa foi a troca das lâmpadas florescentes por LED. Agora é mais uma questão de conscientização, de você deixar o ar-condicionado numa temperatura ideal, sair da sala e desligar o monitor para não deixar o stand by ligado. São práticas mesmo de evitar o gasto excessivo", explicou. 
Durante a palestra, o engenheiro destacou que, na primeira etapa do projeto, 1.600 lâmpadas de tecnologia defasada foram substituídas por 1428 modelos LEDs turbulares, 119 LEDs bulbo, 14 LEDs PAR e 39 refletores LEDs, o que poderá gerar uma economia de quase 30 mil reais anualmente. 
Além disso, ele repassou algumas ações conscientes que precisam ser colocadas em prática para garantir a máxima eficiência da nova tecnologia instalada no Tribunal. Algumas das ações citadas foram: colocar o computador em modo de espera; não chamar dois elevadores ao mesmo tempo; regular o termostato do ar-condicionado para temperaturas baixas e manter os filtros limpos; entre outras. O engenheiro ainda alertou que só a substituição por lâmpadas LED não garante economia. "Não adianta a gente colocar LED e deixá-la acesa numa sala vazia. Não se faz economia assim", atentou.
Segundo Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, chefe do Setor de Gestão Socioambiental do TRT-MA, o objetivo na troca das lâmpadas é que possa garantir uma economia de 20% em relação ao custo da iluminação do Tribunal. Ainda, ele explicou o papel da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal no Projeto Eficiência Energética. "Comissão vai acompanhar e analisar os resultados decorrentes das ações do projeto. As informações sobre estes resultados não estão sujeitas só à avaliação da Comissão. Elas vão ser apresentadas à Cemar, que é a grande avaliadora do sucesso do projeto", afirmou. 
Projeto Eficiência Energética - o TRT-MA foi a única instituição selecionada no Estado no Maranhão na Chamada Pública de Projetos-CPP 001/2017 da Cemar, que destinava recursos para implantação de ações do Programa de Eficiência Energética da ANEEL. O projeto foi desenvolvido pela Ecosol, sob supervisão do Setor de Gestão Socioambiental, principal agente da participação do TRT 16ª Região na referida Chamada.
Redação: Lucas Ribeiro: (estagiário de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.

 

8 visualizações