TRT-MA promove curso de inclusão digital para a comunidade

quarta-feira, 12 de Setembro de 2012 - 8:39
Gilberto Cunha (Diretoria de Informática) ministra as aulas pela manhã

Terceirizados do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão e pessoas da comunidade participam de curso de inclusão digital, oferecido pelo tribunal. As aulas ocorrem na sala de convivência do Fórum Astolfo Serra e vão até esta sexta-feira (14), nos turnos da manhã e tarde. Mais três turmas serão oferecidas, sendo duas este mês e uma em outubro.

O curso é uma das ações do Projeto de Inclusão Digital, que integra o tema responsabilidade social e ambiental, contemplado no planejamento estratégico do TRT-MA, e tem como objetivo promover a cidadania por meio da inclusão digital. Também faz parte do projeto TRT Solidário. Participam terceirizados e seus filhos com idade a partir dos 14 anos, além de alunos de unidades de ensino atendidas pelo Projeto TRT na Escola.

As aulas são ministradas pelos servidores da Diretoria de Informática, Gilberto Cunha Filho, David Tedson Ferreira, Cícero Matias e Flávio Marcílio Paiva Ramos. Gilberto Cunha explica que os alunos dessas duas primeiras turmas estão recebendo treinamento para utilizarem o programa BrOffice.org, que é uma ferramenta usada na criação de documentos como memorandos e trabalhos escolares. Ele destacou que oferecer esse curso é uma maneira de valorizar mais os terceirizados do tribunal e também promover o conhecimento de informática para a comunidade. Os certificados são entregues pela Escola Judicial do TRT.

Para a terceirizada Sandra Diniz, do Setor de Engenharia do TRT, “é um projeto muito bom, pois passamos o dia no tribunal e não temos tempo para fazer curso em outro local. Com essa iniciativa da instituição, podemos nos aperfeiçoar aqui mesmo”, disse. O estudante do nono ano da Unidade de Educação Básica Haydée Chaves, Igor Pereira, conta que o curso é uma oportunidade para aperfeiçoar seus estudos na área de informática. “Já fiz treinamento de operador de microcomputadores e agora posso ampliar meus conhecimentos”, acrescenta.

TRT Solidário – o projeto tem como gestor o servidor Allan Carlos de Souza Marques (Gabinete da Presidência) e como membros da equipe os chefes das unidades diretamente envolvidas nas ações do projeto (Centro de Memória e Cultura, Diretoria de Informática e Escola Judicial). Visa criar iniciativas na área social, com ações de solidariedade e trabalho voluntário, proporcionando maior inclusão social a partir da educação, fortalecendo a cidadania. Beneficia, por meio de ações educativas, o público composto de prestadores de serviços terceirizados do TRT e familiares, estudantes, dentre outros.

Redação e foto: Larissa dos Santos (estagiária)
Jornalista responsável: Valquíria Santana

8 visualizações