TRT-MA: Programa Trabalho Seguro encerra maratona de lives debatendo "como lidar com cansaço físico e mental para prevenir acidentes de trabalho"

quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020 - 11:22
Redator (a)
Lucas Ribeiro
Revisor (a)
Suely Cavalcante
O evento é aberto ao público em geral

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), por meio do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Programa Trabalho Seguro) da Justiça do Trabalho, vai promover, no dia 18/12, das 15h às 16h30, a live “Como lidar com cansaço físico e mental para prevenir acidentes de trabalho. Enfoque no período de crise causado pela pandemia COVID-19”. A transmissão ocorrerá por meio do canal do TRT-MA no YouTube, e será aberta ao público em geral. Clique AQUI para se inscrever. 
A live será apresentada pela psicoterapeuta Celiane Cabral. Durante a transmissão, a psicoterapeuta irá abordar os sintomas do cansaço físico e mental, falar sobre as principais doenças causadas por esse esgotamento, além de destacar os maiores causadores de acidentes de trabalho e como evitá-los. O objetivo é conscientizar os participantes sobre a importância de reconhecer os sintomas do cansaço físico e mental que levam aos acidentes no ambiente de trabalho. 
Outras lives - o evento vai ser a quarta live realizada neste mês, pelo Comitê Regional do Programa Trabalho Seguro do TRT-MA. As outras lives, também transmitidas pelo canal do TRT-MA no YouTube, foram sobre “Pandemia de COVID 19 e Teleassédio moral”; “Lideranças empáticas, humanização ou o novo normal do assédio organizacional?”; e “Acidente de trabalho e doença ocupacional: riscos, prevenção e reparação de danos”, respectivamente, nos dias 3, 4 e 15 deste mês.
O Comitê Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro tem como gestoras a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, ouvidora do TRT, e a juíza titular da Vara do Trabalho de Chapadinha, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres.
Programa Trabalho Seguro
O Programa Trabalho Seguro foi criado em 2012, por iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Desde então, a Justiça do Trabalho tem se empenhado em promover a conscientização dos empregadores para criar um ambiente de trabalho mais seguro e, assim, reduzir o número de acidentes de trabalho pelo país.
As ações do programa têm enfatizado aspectos que vão além das medidas de segurança física. Incluem também a saúde psicológica, violências sofridas no ambiente de trabalho, como o assédio moral, entre outras.

 

180 visualizações