TRT-MA cumpre Meta 5 com a implantação do Manual de Rotinas

quinta-feira, 24 de Março de 2011 - 12:23
Redator (a)
Wanda Cunha
Oficina realizada na 1ª Vara do Trabalho de São Luís
Oficina realizada na VT de Santa Inês
Dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho, o TRT-MA ficou dentre os 18 que cumpriram, em 2010, a Meta 5 do Judiciário Nacional, que consiste em “implantar método de gerenciamento de rotinas (gestão de processos de trabalho) em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau”. A presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, editou, no ano passado, o Ato Regulamentar nº 10, para implantação do Manual de Rotinas das Varas da Justiça do Trabalho no Maranhão. Para o cumprimento da Meta, o TRT-MA elaborou o Projeto Gerenciamento de Rotinas, alinhado ao tema “Eficiência Operacional” e ao objetivo estratégico “Racionalizar, padronizar e aprimorar continuamente os procedimentos, garantindo a agilidade nos trâmites judiciais e administrativos”, do Planejamento Estratégico do Tribunal, previsto para o quinquenio 2010/2014. O gerenciamento de rotinas engloba metodologia de análise, diagnóstico e retificação de rotinas praticadas na unidade judiciária. A juíza auxiliar da presidência, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, explica que o projeto, desenvolvido pela Diretoria de Planejamento do Tribunal, constitui um conjunto de atividades para identificar problemas de atividades e o tempo de execução de cada atividade; evitar retrabalhos; identificar possibilidades de delegação; elaborar manuais de rotinas para facilitar a multiplicação dos conhecimentos; padronizar as rotinas das unidades conforme suas competências; definir procedimentos mais ágeis; acompanhar o desempenho na execução dos processos de trabalho. Workshop de Gestão de Processos, Oficinas de Mapeamento de atividades e Modelagem, Divulgação do Fluxograma e Manual, Oficinas de Validação na capital e Oficinas de Validação no Interior foram as cinco etapas por meio das quais o Projeto foi desenvolvido. O Workshop de Gestão de Processos foi a primeira etapa do projeto, realizado em agosto de ano passado, com a participação de Adriano Leão Venceslau, da Assessoria do Planejamento Estratégico do TRT de Sergipe. Segundo Liliana Bouéres, o objetivo do curso foi capacitar magistrados, diretores e servidores das Varas do Trabalho, em gestão de processos, gerenciamento de rotinas e outras ferramentas necessárias à implementação do processo de gerenciamento. Já nas Oficinas de Mapeamento de Atividades e Modelagem, realizadas no mês seguinte – diz ela – foram levantadas as disfunções, propostas de melhorias, redesenhados os fluxos de trabalho, junto aos diretores e servidores das seis Varas da capital. “Essa segunda fase do projeto resultou na confecção dos fluxogramas e manuais das atividades desenvolvidas pelas Varas, desde a interposição das ações trabalhistas até o seu julgamento”, disse a magistrada. Na terceira fase do projeto, houve a divulgação desses fluxogramas e manuais, encaminhados a magistrados e servidores para análise e sugestões de melhoria. Com a realização, em outubro e novembro do ano passado, de duas oficinas de validação, uma na capital e outra em VTs do interior, foram apresentados os fluxogramas e manuais de rotinas devidamente redesenhados, para que fossem apreciados e validados. Em São Luís as oficinas foram realizadas com a participação de magistrados da capital e do interior que residem em São Luís; as oficinas realizadas no interior tiveram a participação de magistrados, diretores e servidores das VTs de Bacabal, Santa Inês, Pedreiras, Barreirinhas, Timon, Caxias, Presidente Dutra e Barra do Corda.
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