TRT-MA comemora 18 anos com inaugurações

quinta-feira, 24 de Maio de 2007 - 14:23
Redator (a)
Valquíria Santana

O Maranhão vai ganhar um Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho. O memorial será inaugurado, nesta segunda-feira (28), pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, desembargadora Kátia Magalhães Arruda, durante as comemorações dos 18 anos do TRT. A solenidade de abertura da programação de aniversário começa às 10h, com a inauguração do Centro de Treinamento e do lançamento da logomarca da Ouvidoria Judiciária. Vão participar da cerimônia magistrados e servidores do órgão, demais autoridades e convidados.

Após a cerimônia de inauguração do Centro e do lançamento da logomarca, no 1º andar, do TRT (avenida Senador Vitorino Freire, nº 2001, Areinha), será feita a apresentação gráfica do projeto do novo prédio do Fórum Astolfo Serra, sede das seis Varas Trabalhistas de São Luís.

O prédio será construído na avenida Senador Vitorino Freire, próximo ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). As comemorações terão continuidade à tarde. Às 17h, a desembargadora Kátia Arruda lança a Revista dos 18 anos do TRT e inaugura o Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho da 16ª Região (Cemoc), localizado no 4º do prédio do Tribunal.

O TRT-MA completa 18 anos no dia 26 deste mês. Como a data ocorre no sábado, as comemorações serão realizadas na segunda, dia 28. No Centro de Memória serão expostos documentos, fotografias, móveis antigos, indumentárias e outros objetos históricos. Funcionará também como espaço para exposições temporárias, mostras itinerantes, palestras e lançamentos de livros e ficará aberto ao público para visitação. Inicialmente o Centro funcionará na sede do TRT. Depois será instalado no imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico, que abrigou por vários anos as antigas Juntas de Conciliação e Julgamento, na rua de Santaninha nº 398, Praça Deodoro. Para receber o memorial, o prédio passará por reformas e adaptações.

Memória – A proposta de criação de um Centro de Memória e Cultura surgiu com a instituição, em 2004, da Comissão Permanente do Projeto Memória da Justiça do Trabalho, recomposta no ano passado e que tem como presidente o corregedor e vice-presidente do TRT, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho. A comissão é responsável pela coleta, tratamento, organização e classificação do acervo documental do Centro de Memória. É composta por servidores com formação nas áreas de História, Jornalismo, Biblioteconomia, Serviço Social e Letras, especialistas em gestão documental, consultoria organizacional e com experiência em docência universitária.

13 visualizações