TRT-16(MA) realiza webinário para debater o abuso e violência sexual de crianças e adolescentes

terça-feira, 17 de Maio de 2022 - 15:48
Redator (a)
Suely Cavalcante

O evento vai ser realizado em 19/5, das 15h às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal do TRT16MA no YouTube  
O webinário “Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes” será realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) em 19/5, das 15h às 17h, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio. Em parceria com a Escola Judicial (Ejud16), o evento está sendo organizado pela Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-16 (MA), cuja gestora é a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, diretora da Ejud16. O webinário marca a programação institucional relativa ao Maio Laranja, campanha de combate ao abuso e violência sexual de crianças e adolescentes.  O evento está com inscrições abertas no site da Escola Judicial do TRT (Ejud16), e terá certificação com carga horária de duas horas. 
Durante o evento, serão apresentadas as palestras “Vulnerabilidade e abuso na sociedade de hipersexualização dos corpos infantis: um debate para a proteção, segundo o ECA”, por Bruna Barbieri Waquim, assessora jurídica do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA); e “Os efeitos da violência sexual contra crianças e adolescentes – como identificar e o que fazer”, que vai ser ministrada pelo perito psicólogo do TJ-MA, Lucas Dannilo Aragão Guimarães. 
O webinário terá como mediadoras a juíza do Trabalho Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, titular da Vara do Trabalho de Chapadinha e cogestora da Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-16; e a juíza do Trabalho substituta lotada na 3ª VT de São Luís Angelina Moreira de Sousa Costa, mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa.
Palestrantes
Bruna Barbieri Waquim
Doutora em Direito. Mestre em Direito e Instituições do Sistema da Justiça. Assessora Jurídica do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Vice-presidente do IBDFAM/MA. Professora universitária. Educadora Parental certificada pela PDA. Autora dos livros "Relações Simultâneas Conjugais: o lugar da Outra no Direito de Família", "Alienação Familiar Induzida: aprofundando o estudo da alienação parental" e da Coleção "Alienação Parental na Perspectiva dos Direitos da Criança e do Adolescente: impactos no Judiciário e nas Políticas Públicas".
Lucas Dannilo Aragão Guimarães
Doutor em Avaliação Psicológica (USF), mestre em Ciências e Saúde (UFPI), com intercâmbio acadêmico-científico no Departamento de Psiquiatria da Università Degli Studi di Torino (Turim, Itália). Neuropsicólogo, pelo Conselho Federal de Psicologia. Perito psicólogo nas áreas cível e criminal e analista judiciário-psicólogo (TJ-MA). Professor adjunto de Psicodiagnóstico da Universidade Estadual do Piauí. Membro Internacional do American College of Forensic Psychology (ACFP). Coordenador do Laboratório de Avaliação e Perícia Forense (LAPEP) da UESPI. Coordenador da Pós-graduação em Psicologia Jurídica com Ênfase em Perícia Psicológica do IPOG.
Iluminação laranja na fachada do Fórum Astolfo Serra 
O Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, está com a fachada iluminada na cor laranja neste mês de maio, em referência à campanha “Maio Laranja”. No judiciário trabalhista, as ações relacionadas ao Maio Laranja estão sendo coordenadas pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho.
Campanha Nacional contra o Abuso e a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes 
A campanha é desenvolvida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede ECPAT Brasil, suas organizações filiadas e parceiras nacionais desde o ano 2000 e chega à 22ª edição, mantendo a proposta de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. Saiba mais sobre a campanha

185 visualizações