TRT-16 participa de reabertura do Ecoponto do Projeto E+ Reciclagem

terça-feira, 26 de Agosto de 2025 - 9:50
Redator (a)
Polyanna Pereira
Revisor (a)
Cícero Brito

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) participou, na última sexta-feira (22/8), da reabertura do posto de coleta de resíduos sólidos recicláveis do Projeto E+ Reciclagem, que funciona em frente ao Fórum Astolfo Serra, no bairro da Areinha, em São Luís. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da empresa Equatorial Maranhão em parceria com o TRT-16 e reafirma o compromisso do Tribunal com a sustentabilidade, o engajamento comunitário e a preservação ambiental. 

A diretora-geral do TRT-16, servidora Fernanda Cristina Muniz Marques, destacou a relevância da parceria com a Equatorial. “Esse projeto traz benefícios diretos para a comunidade e fortalece o papel do Tribunal na defesa do meio ambiente. Estamos cuidando do planeta e, ao mesmo tempo, oferecendo vantagens reais à população, como descontos nas faturas e a troca de lâmpadas. É uma iniciativa em que todos ganham”, afirmou. 

A representante da Equatorial Maranhão, Sheila Lopes, assistente comercial da Gerência de Relacionamento com o Cliente (que inclui São Luís e outros 23 municípios), ressaltou a abrangência e o impacto social da iniciativa. “O Projeto E+ Reciclagem é completo, pois atua nas três dimensões da sustentabilidade: econômica, social e ambiental. Ele transforma resíduos em renda, beneficia instituições sociais e contribui para a preservação do meio ambiente”, explicou.

O ecoponto é um espaço que permite o descarte sustentável de resíduos sólidos recicláveis, que podem ser convertidos em descontos na conta de energia de todos os clientes e também realiza a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED novas.

Materiais recicláveis recebidos no Ecoponto

Metal: alumínio fundido, latinhas de alumínio, ferro, baterias, carcaças e placas eletrônicas;

Papel: papel branco, papel misto, papelão e tubetes;

Plástico: cadeiras e caixarias, plástico filme branco e colorido, bombonas, PEAD, PET, plástico misto, plástico duro (PP) e PVC;

Longa Vida: embalagem Tetra Pak;

Óleo de cozinha usado.

Para o Daniel Leite Guimarães, chefe do Setor de Gestão Socioambiental do TRT-16, “a reabertura do Ecoponto do Projeto E+ Reciclagem reforça o compromisso do TRT-16 com a sustentabilidade, engajando a comunidade em práticas que beneficiam o meio ambiente e a sociedade. Estamos comprometidos em ampliar as ações socioambientais e promover um futuro mais verde”, destacou. 

154 visualizações