TRT-16 destina mais de 3 mil lâmpadas fluorescentes para reciclagem
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), por meio do Setor de Gestão Socioambiental, realizou na manhã desta terça-feira (30/9) a destinação ambientalmente correta de 3.100 lâmpadas fluorescentes inservíveis, em parceria com a Associação Brasileira para Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus).
O material, que estava armazenado em sete grandes caixotes de compensado nas dependências do Tribunal, foi encaminhado para reciclagem em cumprimento ao Termo de Cooperação firmado entre o TRT-16 e a Reciclus. A iniciativa atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos e ao Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) do Tribunal, reforçando o compromisso institucional com a sustentabilidade.
Segundo Anderson Mendes, responsável pela coleta, “as lâmpadas seguirão inicialmente para armazenamento e, posteriormente, para a cidade de Maceió (AL), sede da empresa, onde passarão pelo processo de reciclagem”.
Para o chefe do Setor de Gestão Socioambiental do TRT-16, Daniel Leite Guimarães, a ação reafirma o papel da Justiça do Trabalho na preservação ambiental:
“Esta iniciativa demonstra nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental e a adoção de práticas de logística reversa, que contribuem diretamente para a proteção do meio ambiente e para a promoção da sustentabilidade”, disse.
A ação contou com a participação da equipe do Setor de Gestão Socioambiental, do servidor Luiz Antônio Moraes Pires, da Coordenadoria de Serviços Gerais, responsável pelo acondicionamento prévio das lâmpadas em caixas de madeira, além da equipe de apoio operacional da Coordenadoria de Material e Logística (CML), que acompanhou o recolhimento.