TRT-16 conquista 14 medalhas na XXII Olimpíada Nacional do Judiciário Federal
Os servidores e servidoras da Justiça do Trabalho no Maranhão participaram da XXII Olimpíada Nacional do Judiciário Federal (ONJF), que ocorreu na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Os atletas conquistaram 14 medalhas, sendo, uma de ouro inédita (lançamento de dardo), duas de prata e 11 de bronze.
A competição reuniu delegações de todo o País. O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) foi representado por 27 atletas que participaram de diferentes modalidades individuais e coletivas: Futebol Society Masculino Livre e Futebol Society Masculino Sênior; Dominó individual e dupla; Pesca; Tênis de Campo Feminino; Tiro Esportivo individual e equipe; Atletismo Masculino e Feminino; Natação; Lançamento de Dardo e Damas.
O servidor Tairo Caland, analista judiciário, trouxe uma medalha de ouro inédita. Ele subiu no lugar mais alto do pódio ao vencer na modalidade Atletismo Lançamento de Dardo, categoria até 34 anos. O atleta também trouxe uma medalha de prata, ao ficar em segundo lugar na prova de Natação 50m Livre (até 34 anos).
O servidor e atleta falou sobre a experiência. “Mais do que os resultados, o evento reforça a importância do esporte na promoção da saúde e integração entre colegas de todo o País. Agradeço ao TRT-16 e à ASTRA pelo apoio e incentivo,” disse.
Para a chefe da delegação do TRT-16, servidora Silvia Castro, secretária de Governança e Gestão Estratégia, a participação de todos foi motivo de celebração. “A cada edição, nossos servidores demonstram garra, dedicação e espírito de equipe. É motivo de orgulho ver o TRT-16 tão bem representado, e cada vez mais integrado ao cenário nacional do esporte no Judiciário”, considerou.
Com o resultado de 2025, o TRT-16 consolida sua tradição de participação e conquistas na ONJF. A expectativa agora é ampliar a delegação e manter o desempenho na próxima edição, que será realizada em 2026, na cidade de Aracajú (SE).
Medalhas conquistadas
Foram ao todo 14 medalhas - uma de ouro, duas de prata e 11 de bronze. Confira:
• Tairo Caland: ouro no lançamento de dardo (até 34 anos) e prata na natação de 50m livre;
• Maria Suely Cavalcante Pinto (bronze nos 100m e 200m rasos (60 a 64 anos);
• Elizabeth do Carmo Menezes: bronze no tênis de campo simples (50 a 59 anos);
• Rogério Martins Melo: bronze na natação 50m livre (55 a 59 anos);
• José Vicente Araújo dos Santos: três bronzes na natação (100m, 200m e 400m livres (55 a 59 anos);
• Marcos Antônio de Souza Silva: prata nos 200m rasos (40 a 44 anos) e bronze no lançamento de dardo e no tiro esportivo;
• Oton de Jesus Ribeiro Filho: bronze no lançamento de dardo (35 a 39 anos);
• Glennyo Clay Santos Batalha: bronze na dama individual.
Olimpíada Nacional do Judiciário Federal
A Olimpíada Nacional do Judiciário Federal (ONJF) é um evento anual organizado pela Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista (ANASTRA).
Sua primeira edição ocorreu em 2002 na cidade de João Pessoa-PB, originando-se do desejo de unir os servidores em torno de uma competição esportiva que também fosse uma oportunidade de confraternização entre os Tribunais Regionais do Trabalho.
A ONJT oferece 21 modalidades esportivas, tanto individuais quanto em equipe, que possibilitam a participação de servidores de todas as idades, incluindo opções para portadores de necessidades especiais.