TRT-16 avança na implementação de novos robôs judiciários para otimizar audiências por videoconferência

sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 - 13:45
Redator (a)
Eduardo Carvalho

Mais uma etapa do Projeto Solária foi concluída pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), que contribui para a jornada de modernização do Judiciário Trabalhista. Nesta etapa, foi a vez de implementar os Robôs Judiciários 1 e 7, denominados de RJ-1 e RJ-7. A ação foi realizada pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) do TRT-16, sendo o sistema desenvolvido pelo TRT-9 (Paraná). Os novos robôs desempenham tarefas de otimização das audiências que acontecem mediante videoconferência.
De acordo com a SETIC, entre as principais atribuições dos recursos modernos, estão o agendamento de videoconferências por meio da plataforma Zoom, a emissão de certidões a serem publicadas nos processos judiciais, o envio de notificações por e-mail para advogados e a publicação de intimações no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT). As atividades serão realizadas de forma mais ágil, fazendo com que o processo seja facilitado para todo o público jurisdicionado. Ações que antes demandavam horas de trabalho manual, agora poderão ser efetuadas em poucos segundos com apenas alguns cliques, liberando os servidores para atividades mais complexas. 
Em junho deste ano, os robôs RJ-1 e RJ-7 já estavam configurados e testados, sendo realizados apenas ajustes finais pela equipe da SETIC. A etapa seguinte foi a realização de treinamentos para os secretários e secretárias de audiência das Varas do Trabalho, garantindo maior capacitação para a utilização dos robôs de maneira eficiente e maior segurança na prestação dos serviços.
Ainda em junho de 2024, o Regional implantou o RJ-2, um robô do Projeto Solária responsável por automatizar a publicação de acórdãos no Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). Antes de ser implementado, a publicação de 200 acórdãos exigia o trabalho de dois servidores e demorava, em média, de três a quatro dias. Com a chegada da inovação, a mesma tarefa agora é realizada em apenas 10 minutos, demonstrando o impacto positivo da automação na eficiência e agilidade dos processos judiciais.
O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Rafael Robinson de Sousa, destacou que as novidades devem trazer mais eficiência para os serviços. “A busca por melhorias contínuas é essencial para garantir que o Tribunal acompanhe as demandas crescentes da Justiça do Trabalho. Com a automação, liberamos os servidores para atividades mais importantes, tornando a Justiça mais ágil e eficiente”, disse.
Projeto Solária
O Projeto Solária, nomeado em homenagem à obra "O Sol Desvelado", de Isaac Asimov, renomado autor de ficção científica, busca trazer para a realidade a visão de um futuro onde a tecnologia serve para simplificar processos complexos. Na obra, o planeta Solária é destinado a construir robôs para servirem aos humanos em suas mais diversas necessidades. Idealizado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), o Projeto Solária foi selecionado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) como uma das startups da Justiça do Trabalho, com a liberação da solução nacionalmente para os demais Tribunais Trabalhistas. 

 

135 visualizações