TRT-16 apoia a Campanha 24 Horas pelo Diabetes

segunda-feira, 6 de Novembro de 2023 - 13:48

Já é tradição o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) apoiar a campanha "24 Horas pelo Diabetes", realizada anualmente pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Em 2023, a mobilização multidisciplinar on-line para conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da retinopatia diabética já tem data marcada: o encontro será no último sábado de novembro (25), a partir das 9h. A ação alerta sobre essa doença que afeta milhões de pessoas, podendo causar cegueira se não forem tomados os cuidados necessários.
A maratona virtual oferecerá conteúdo de qualidade para aqueles que convivem com a doença ou desejam entender melhor seus mecanismos e formas de prevenção, controle e tratamento, por meio de palestras, debates, entrevistas e reportagens. Além disso, oftalmologistas de vários lugares do Brasil, capitaneados pelo CBO, desenvolverão diversas ações de atendimento presencial ao longo do mês.
Programação - Com a participação de diversas especialidades médicas, o "24h pelo Diabetes" oferecerá ao público um conteúdo completo voltado à conscientização sobre a doença, desde a explicação de mitos e verdades relacionados ao diabetes até debates que abordam questões sobre políticas públicas e direitos do paciente no Sistema Único de Saúde (SUS).
Toda a programação foi construída com o intuito de fornecer informações seguras e de qualidade ao público, com mensagens claras e objetivas, podendo representar também um suporte para a criação de novos hábitos de autocuidado que minimizam os efeitos da condição, como dicas culinárias e orientações relacionadas a práticas esportivas.
Para esclarecer diversas dúvidas recorrentes na rotina de milhares de pessoas, um dos destaques é o quadro "Pergunte ao Doutor". Por se tratar de uma doença multifatorial, várias fontes médicas foram selecionadas para responder a inúmeras questões sobre diabetes e suas consequências. "Queremos proporcionar ao público uma verdadeira imersão em saúde e autocuidado. Para isso, contaremos com uma abordagem multidisciplinar, facilitando a compreensão do diabetes como uma condição que requer a incorporação de novos hábitos em diversos setores da vida do paciente, bem como a importância do diagnóstico precoce e do tratamento contínuo", explica Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO.
Canal oficial - Todas as atividades da maratona serão transmitidas no canal oficial do CBO no YouTube ao longo do dia 25/11. A ação faz parte da programação do Novembro Azul, uma campanha nacional que destaca os cuidados e a prevenção contra o diabetes. Durante o mês, oftalmologistas de várias partes do Brasil organizam mutirões de atendimento para pessoas que vivem com esse problema. Nessas reuniões, os interessados são atendidos com exames específicos voltados principalmente para o diagnóstico precoce da retinopatia diabética.
O site do "24h pelo Diabetes" - edição 2023 - será atualizado ao longo do mês de novembro com diversos conteúdos relacionados ao tema, como vídeos educativos, podcasts e depoimentos de celebridades em apoio à campanha. No menu "Edições Anteriores", também é possível acessar o trabalho desenvolvido nas campanhas dos anos de 2020, 2021 e 2022.
Apoios do TRT-16 em novembro
O prédio-sede do Tribunal e o Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, estão com as fachadas iluminadas na cor azul durante todo o mês, em adesão às campanhas "24 Horas pelo Diabetes" e "Novembro Azul" (prevenção ao câncer de próstata). 
Campanha "24 Horas pelo Diabetes" - A campanha foi iniciada pelo CBO em 2020 com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce do diabetes, além de sugerir a adoção de medidas e comportamentos preventivos que podem ser incorporados à rotina das pessoas. Segundo o CBO, o diabetes é uma doença que também afeta a saúde ocular. É o caso da chamada retinopatia diabética que, se não for devidamente tratada, pode levar à perda parcial ou total da visão. 
Campanha "Novembro Azul" - A campanha foi criada em 2003 na Austrália e comemorada no Brasil pela primeira vez em 2008. A iniciativa visa a sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção ao câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado em 17 de novembro.

Com informações do CBO.

 

89 visualizações