Sustentabilidade: TRT-16 lança campanha de uso consciente de energia elétrica

segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2026 - 13:52
Redator (a)
Gustavo Melo

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) lança hoje (2 de fevereiro) a Campanha de Uso Consciente de Energia Elétrica. A iniciativa partiu do Gabinete da Presidência em conjunto com o Setor de Gestão Socioambiental, a qual orienta e estimula magistrados, magistradas, servidores, servidoras, estagiários, estagiárias, terceirizados e terceirizadas a renovarem o compromisso institucional com a sustentabilidade, a eficiência operacional e o uso responsável da energia elétrica, evitando quaisquer desperdícios.

O uso consciente da energia elétrica representa um dever ético e ambiental, além de impactar diretamente o desempenho do Tribunal no Prêmio CNJ de Qualidade. Entre as orientações da campanha, estão atitudes simples, mas fundamentais no dia a dia de trabalho, como apagar as luzes ao sair das salas, mesmo por curtos períodos, priorizar o uso da luz natural, manter portas e janelas fechadas quando o ar-condicionado estiver ligado e desligar os equipamentos ao final do expediente. Também é recomendada a configuração de computadores e monitores no modo de economia de energia e o desligamento de impressoras e outros periféricos quando não estiverem em uso.

A campanha também destaca a importância da conscientização coletiva, ao incentivar que cada integrante do TRT-16 adote atitudes responsáveis no uso da energia elétrica e compartilhe essas boas práticas com colegas de sua unidade. A proposta é fortalecer uma cultura de sustentabilidade, na qual ações simples do dia a dia contribuam para a redução do consumo, a eficiência operacional e a preservação dos recursos públicos.

As peças de divulgação estão sendo disponibilizadas gradualmente como “wallpaper” nas telas de inicialização da rede interna de computadores e nos e-mails institucionais, ao longo do mês de fevereiro. Elas abordam como temas específicos a iluminação, a climatização e os equipamentos, trazendo orientações simples que podem ser adotadas como hábitos saudáveis e sustentáveis dentro da instituição, além de incentivar a colaboração do público interno e a responsabilidade de cada um quanto à melhor forma de contribuir com a iniciativa.

Assim, com pequenas mudanças de hábito, o Tribunal fortalece sua atuação responsável, contribui para a preservação dos recursos naturais e mantém o compromisso com uma gestão pública eficiente e sustentável.

 

 

11 visualizações