Setor de Gestão Socioambiental reafirma o compromisso do TRT16 na aplicação da Coleta Seletiva

quarta-feira, 29 de Outubro de 2025 - 11:56

A responsabilidade ambiental é um dos valores institucionais do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), visando essa missão, o Setor de Gestão Socioambiental promove a campanha “Coleta Coletiva: Contribua para um ambiente mais sustentável”. A ação reforça as práticas de preservação ambiental, de gestão adequada dos resíduos e da conscientização de servidores, de colaboradores e da sociedade em geral.

Sendo um dos pilares centrais das atividades institucionais relacionadas ao cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a Coleta Seletiva também está interligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12: Consumo e Produção Responsáveis.

A separação do lixo para que seja reciclado é uma iniciativa que proporciona um ciclo mais produtivo, por meio da conversão do lixo em recurso e transformando o descarte em oportunidade. O Setor de Gestão Socioambiental lista os principais benefícios da coleta seletiva:

- Preservação do meio ambiente, evitando a contaminação do solo, da água e do ar;

- Redução do volume de resíduos destinados a aterros sanitários;

- Economia de recursos naturais, com menor consumo de matéria-prima, energia e água;

- Conscientização ambiental, que estimula o consumo responsável e o engajamento social;

- Responsabilidade socioambiental, fortalecendo o compromisso institucional com práticas éticas e sustentáveis.

A Economia Circular, que repensa o ciclo de vida dos produtos e elimina o conceito de desperdício, também é fortalecida com o estímulo do TRT16 na promoção da Coleta Seletiva. A Compostagem Doméstica é outro exemplo de prática sustentável, aproveitando os resíduos orgânicos como restos de alimentos e cascas de frutas que passam por um processo natural de decomposição e resulta em adubo orgânico. 

Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são corresponsáveis pelo retorno de produtos e embalagens após o consumo, segundo a Logística Reversa, presente na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) da Lei n° 12.305/2010. Uma iniciativa que busca a segurança a saúde pública e ao meio ambiente, por meio do ato de recolher e tratar resíduos como pilhas, baterias, medicamentos e entre outros itens. 

O seguimento dessas atividades ressalta o compromisso do Tribunal Regional do Trabalho (Maranhão) com os princípios de "Environmental, Social and Governance" (ESG) que reúne o cuidado ambiental, o impacto social positivo e a governança ética. A aplicação da coleta seletiva no ambiente institucional enfatiza uma gestão pública moderna, transparente e responsável que colabora para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável e cercada por ações de cidadania. 

12 visualizações