Servidores do TRT-MA participam de cursos ao longo desta semana

segunda-feira, 13 de Outubro de 2014 - 17:37
Servidoras Ana Lúcia Rocha e Cássia Furtado.

Como parte da programação comemorativa ao Dia do Servidor Público, a Escola Judicial (EJud) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) está promovendo, de 13 a 17 deste mês, vários cursos de formação para os servidores da Justiça do Trabalho no Maranhão. As capacitações estão sendo realizadas no auditório do Foro Astolfo Serra (FAS), sede das varas trabalhistas da capital.  

A abertura oficial da semana de cursos foi feita pela chefe do Setor de Capacitação e Desenvolvimento de Servidores do TRT-MA, Ana Lúcia Rocha Silva. A servidora apresentou algumas atividades a serem desenvolvidas durante a semana e falou da importância dos cursos para a capacitação dos servidores.

Com carga horária de 8h, o curso “Redação Científica Jurídica”, ministrado pela servidora do TRT-MA e professora, Cássia Cordeiro Furtado, iniciou a programação semanal, nos turnos matutino e vespertino desta segunda-feira (13). Além de capacitar os servidores para a aplicação das técnicas de redação na elaboração de artigos científicos, visa a incentivá-los a submeter artigos científicos à Revista do TRT 16ª Região. 

Cássia Furtado iniciou fazendo uma apresentação sobre o que são revistas científicas e abordando a importância da redação jurídica para o servidor no âmbito do Judiciário Trabalhista. “Este curso de redação científica jurídica tem por finalidade capacitar os servidores para a melhor escrita científica, haja vista que trabalham em gabinetes de magistrados, muitos são formados em direito e estão fazendo mestrado. Então, eles precisam desse conhecimento, tanto na vida pessoal quanto na vida laboral”, disse a professora. Para ela, o crescente aumento das demandas de produção científica nas instituições é uma realidade que exige que comunicação seja bem fundamentada, coesa e coerente.

Antes de abordar propriamente as técnicas de redação científica, Cássia Furtado pediu que os servidores se deslocassem para a sala de computação, a fim de que o curso pudesse se tornar bem prático e participativo. A seguir, a professora questionou os participantes sobre o que eles entendiam por redação jurídica e qual a importância desse curso. Os servidores participaram emitindo opiniões, dentre as quais, de acordo com a servidora Conceição Brito, o curso “é de grande valia para os servidores porque aprimora, amplia os horizontes em relação a esse conteúdo. Todo conhecimento é válido”, avaliou. 

Cássia Furtado explicou que as revistas científicas são os principais canais de comunicação formal e confiável, e que estas publicações são editadas em números independentes com ordenação sequencial e cronológica, sendo editadas em intervalos regulares por tempo indeterminado. Também são caracterizadas pelos indicadores extrínsecos (periodicidade e regularidade, tempo de existência, normas nacionais – ABNT, divulgação e distribuição, dentre outras peculiaridades) e pelos indicadores intrínsecos (conteúdo científico, corpo editorial, endogenia, indexação e outros). Tais indicadores foram exercitados na prática, pois a professora elencou uma lista de links de revistas jurídicas para que os servidores pudessem analisar e identificar os indicadores apresentados.

Outros temas importantes abordados durante o curso foram as técnicas de leitura e compreensão de artigos científicos e como usar em um artigo as informações obtidas na leitura de outros artigos.

Cássia Furtado – a servidora da EJud é doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pelas Universidades de Aveiro e do Porto (Portugal); Mestre em Ciência da Informação (Universidade de Brasília/UnB); Especialista em Usuário (Universidade de Brasília/UnB); Graduada em Biblioteconomia  e Comunicação Social (Universidade Federal do Maranhão/UFMA); e pesquisadora da fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA).

Continuação dos cursos – Nesta terça-feira (14), das 8h às 12h, o juiz Saulo Fontes (titular da 2ª Vara do Trabalho de São Luís) ministrará o curso “Efeitos Jurídicos da Terceirização: aspectos materiais e processuais”, no auditório do FAS. À tarde, a partir das 14h, a psicanalista Anícia Ewerton fará a exibição do filme “Amor Sem Escalas” e, após a exibição, conduzirá debate a respeito da temática abordada.


Fotos: Aurélio Souto.
Redação: Walesca Simplício (estagiária).
Responsável: Rosemary Araujo – Relações Públicas – CONRERP/6ª Região nº 1.086.

 

6 visualizações