Semana de Saúde tem início com palestras sobre PCMSO e Programa Trabalho Seguro

segunda-feira, 1 de Dezembro de 2014 - 16:04
Redator (a)
Wanda Cunha

O médico coordenador do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) e membro da Comissão de Engenharia e Segurança do TRT-MA (CESMT), servidor Ércio Murilo Cutrim, deu início à Semana da Saúde 2014, com  duas palestras para o público interno do Tribunal: a primeira sobre o PCMSO da 16ª Região, instalado no Tribunal em 2012; a segundo sobre O Programa Trabalho Seguro. A semana, que teve início nesta segunda-feira e se estende até sexta-feira (05), é uma das ações da Campanha Trabalho Seguro, promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), apoiada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA).

O médico Ércio Murilo Cutrim, antes de iniciar a palestra sobre o PCMSO, observou que a Semana de Saúde tem como objetivo a promoção da saúde ocupacional a magistrados e servidores da instituição, assim como a prevenção de acidentes de trabalho. Disse que o PCMSO é um programa que é exigido por lei para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. E que o programa deve ser instalado a partir da existência de um empregado e que o custeio é do empregador, logo o empregado não tem gasto com o programa.

O palestrante disse que o programa visa promover e preservar a saúde dos trabalhadores; atendimento integral à saúde ocupacional dos trabalhadores; evitar conseqüências negativas, como acidentes do trabalho, as lesões ocupacionais e os custos sociais decorrentes dos mesmos; promover a diminuição de faltas e agregar à empresa os valores consequentes a essa queda, com o aumento da motivação que irá resultar em maior produtividade; visa também à redução de gastos com os cuidados na saúde do trabalho.

Ércio Cutrim explicou ainda que o PCMSO é um documento escrito que norteia as ações práticas do programa; reiterou que sua implantação é obrigatória, observando que qualquer pessoa, inclusive o empregador, mesmo que não seja médico, poderá elaborá-lo, mas que o bom sendo recomenda que seja alguém conhecedor de saúde ocupacional e preferencialmente médico. Considerando que a execução depende de atos médicos, somente um médico pode implementá-lo. Disse que o “Atestado de Saúde Ocupacional” (ASO) é dado após o resultado dos exames. Explicou ainda que o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) estabelece a metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores frentes aos riscos dos ambientes de trabalho.

Em seguida, o palestrante mostrou dados estatísticos dos exames periódicos de servidores realizados em 2013. De um total de 656 servidores,  368 aderiram aos exames periódicos (56%). Em relação à glicemia em jejum, 4% apresentaram estado de pré-diabético, com o parâmetro de 100 - 126mg/dl; 47% apresentaram situação normal, abaixo de 100mg/dl e 1% apresentou acima de 126mg/dl (diabetes) e 48% não apresentaram o resultado do exame.

Em relação ao índice de massa muscular, ficou evidenciado que 1% dos servidores está abaixo do peso normal; 23% apresentaram peso normal; 34% apresentaram sobrepeso; 9%, obesidade de grau 1 (leve), não havendo servidores em situação de obesidade de grau 2 (moderada) e obesidade grau 3 (mórbida). Entretanto, 33% dos servidores não apresentaram a informação. Em relação à pratica de atividade física regular, 49% disseram que praticam regularmente; 50% não praticam e 1% não informou. Em relação a estresse, 37% disseram sim; 62% disseram não e 1% não informou.

Palestra sobre o Programa Trabalho Seguro – Ao falar sobre o Trabalho Seguro, o medico servidor reiterou que se trata de uma iniciativa do TST e do CSJT, que visa à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, de forma a contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos. Na oportunidade, destacou o trabalho do TRT-MA, por meio de alguns programas, dentre os quais o TRT Na Escola, de disseminar entre alunos e professores de escolas públicas no estado, o Programa Trabalho Seguro.

No decorrer da palestra, Ércio Cutrim stabeleceu conceitos de acidentes de trabalho, de acordo com a legislação previdenciária. Disse que, assim como acidente de trabalho típico, por determinação legal, as doenças profissionais e/ou ocupacionais equiparam-se a acidentes de trabalho. Diferenciou doença profissional de doença do trabalho. Afirmou que apenas 5%  dos casos de acidentes de trabalho são registrados como tal. Ao final, mostrou vídeos da campanha do Trabalho Seguro, para enfatizar que um ambiente de trabalho seguro e saudável não passa a existir por acaso; resultando de esforços bem planejados e da aplicação de metodologias. Também o médico aplicou um exercício com fotos para que nelas fossem identificados os riscos no local de trabalho.

Semana - A programação da Semana de Saúde 2014 está bem variada e pretende atingir o máximo de participantes. Serão realizadas palestras com renomados profissionais da área da Saúde, momentos de descontração e outros de agitação dos participantes, bate-papos com especialistas, quiosque de serviços e informações.  Também nesta segunda-feira (1º), às 16h30, será realizada a atividade “Agita TRT”, que tem por objetivo incentivar a prática de atividades físicas, coordenado por profissionais do Centro de Reabilitação e Terapia Ocupacional (CRTO).

No restante da Semana, também serão realizadas palestras sobre prevenção do câncer de próstata e do câncer bucal, ansiedade, depressão e trabalho. A Sexta Relax (5/12) reserva momentos de alongamento e relaxamento para diminuir a pressão das tarefas do dia a dia. Também haverá massagens com pedras quentes que precisam ser agendadas pelos interessados nos ramais 9481 e 9482 (FAS) e 9382 (TRT). As inscrições já estão abertas, as vagas são limitadas e quem deixar para a última hora pode perder a oportunidade de participar dessas atividades.

Confira toda a programação clicando aqui.

37 visualizações