Seção de Saúde do TRT-MA realiza sexta edição da Campanha Carnaval Seguro

quarta-feira, 5 de Fevereiro de 2020 - 14:47
Redator (a)
Kellyne Lobato
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Campanha Carnaval Seguro tem ação preventiva contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e o HIV/AIDS

TRT-MA adverte: neste carnaval aproveite a folia, mas não dispense o cuidado com sua saúde!
Com a aproximação das festividades de carnaval, a Seção de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, reforça ação preventiva contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e o HIV/AIDS com a realização da Campanha Carnaval Seguro. Este é o sexto ano consecutivo da Campanha, no âmbito do TRT-MA, que alerta sobre a imprescindibilidade de prevenir doenças sexualmente transmissíveis e sobre a importância do uso de preservativo que, segundo o Ministério da Saúde, é o melhor meio de prevenção à AIDS e às ISTs.
A campanha consiste na distribuição de preservativos para magistrados, servidores, terceirizados, estagiários e o público em geral, bem como na disseminação de orientações referentes à prevenção contra as ISTs. A distribuição de preservativos vai ser feita entre os dias 17 e 21 de fevereiro, na Seção de Saúde, localizada no andar "L" ou sobreloja do prédio-sede do TRT, no Setor Médico do Fórum Astolfo Serra (FAS), sede das Varas do Trabalho de São Luís, situado no 1º andar do FAS, e nas Varas do Trabalho no interior. Os preservativos também serão disponibilizados nas Portarias dos fóruns. As orientações serão repassadas nas unidades de saúde.
Marilda Amorim Pereira de Sousa, chefe do Setor de Saúde, fala sobre a importância da Ação que já virou tradição no TRT-MA. "Já são seis anos promovendo essa conscientização voltada para o público interno e usuários da Justiça do Trabalho na capital e nas varas trabalhistas no interior, e fazemos questão de destacar que a prevenção é indispensável durante o ano todo, além de ser o meio mais seguro contra as IST's causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, através do contato sexual", falou.
"A medida também é uma forma de redobrarmos o cuidado com a saúde dos nossos colaboradores e jurisdicionados por meio da prevenção nesse período de muita folia. E, também, alertar que manter contato sexual sem o uso de preservativo é um risco potencial contra si mesmo, pois não dá para adivinhar se uma pessoa está ou não infectada", destacou Marilda.
Estatísticas: A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima a ocorrência de mais de um milhão de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis, por dia, no planeta. Ao ano, estima-se, aproximadamente, 357 milhões de novas infecções, entre HPV, clamídia, gonorreia, sífilis e tricomoníase, AIDS e hepatites B e C. Os sintomas são de acordo com a doença/infecção adquirida.
Já de acordo com o Ministério da Saúde, o hábito de usar camisinha tem diminuído entre os jovens. E isso refletiu no Maranhão com o aumento na taxa de detecção da AIDS em 41,7%, de 2008 a 2018. A capital São Luís passou a ocupar a primeira posição no ranking entre as capitais nordestinas e a terceira no cenário nacional, de maiores taxas de detecção de HIV em gestantes, ficando atrás somente de Porto Alegre e Florianópolis, segundo o último levantamento do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids divulgado pelo Ministério da Saúde. 
Mais informações sobre a campanha pelo telefone (98) 2109 9382.
 

141 visualizações