Robô Preá: PJe conta com nova ferramenta para ajudar setor de precatórios

quarta-feira, 17 de Agosto de 2022 - 14:44

Atualmente, servidoras e servidores que atuam nesta área precisam realizar diversos procedimentos manuais e repetitivos
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho lançou recentemente a versão 2.0 do Robô Preá no PJe, uma ferramenta que visa ajudar servidores que atuam com Precatório e Requisição de Pequeno Valor no PJe de 2º grau.  Atualmente, servidoras e servidores que atuam nesta área precisam realizar diversos procedimentos manuais e repetitivos que, em grande volume, demandam muito tempo para serem concluídos. 
O robô Preá foi desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) e surgiu para automatizar essa etapa do trabalho, permitindo que o tempo gasto nesse procedimento seja destinado a outros atos que, de fato, exigem a ação humana qualificada. Com isso, além do ganho em celeridade processual, evitam-se lesões por movimentos repetitivos e possíveis erros.
A ferramenta é uma solução de RPA (Robotic Process Automatition) que visa realizar as mesmas ações que seriam praticadas manualmente nas autuações de novos processos no PJe para a tramitação de Precatórios ou Requisições de Pequeno Valor (RPV). Disponibilizado em um arquivo executável para Windows (.exe), o usuário precisa apenas abrir o programa, selecionar as opções que aparecem em uma janela própria e iniciar a execução automática das tarefas.
Versão 2.0
De acordo com o desenvolvedor da ferramenta, o servidor da Seção de Sistemas de Processo Eletrônico do TRT-4 (RS) Frederico Oliveira Cardoso, a solução pode ser utilizada por usuárias e usuários que possuam dois acessos concomitantes: o perfil de qualquer OJ/OJC no PJe de 2º grau e o perfil do setor de precatórios no GPrec. 
Na versão 2.0, o robô é capaz de extrair dados do Sistema Nacional de Gestão de Precatórios (GPrec), tanto pré-cadastros "em validação", quanto requisições de pagamentos já "autuadas"; e realizar a pré-autuação de Precatórios e RPVs no PJe, preenchendo todos os campos necessários e anexando, inclusive, os documentos principais do processo de origem. 
Além disso a nova versão possibilita efetuar o protocolo em lote das pré-autuações que estiverem aptas; registrar no GPrec o número dos Precatórios ou das RPVs protocolados; criar certidão informativa sobre a origem da requisição de pagamento; intimar as partes do processo sobre o teor da certidão e certificar no processo da primeira instância sobre a autuação do precatório ou RPV no PJe do 2º grau.
Peculiaridades de cada Regional
Tendo em vista as peculiaridades de cada tribunal regional, o robô dispõe de um arquivo que permite diversas configurações, como: endereço do GPrec e perfil utilizado; endereço do PJe e perfil de pré-autuação; tipos e/ou descrições de documentos de origem que serão anexados na pré-autuação e setor de criação do legado no GPrec; além de prefixo de referência ao número legado no GPrec; se o navegador será exibido; e se as partes serão intimadas.
Essas configurações podem ser utilizadas, também, para que a equipe de TI do TRT realize os testes necessários para a implantação do sistema.
NV/AJ - Com informações do TRT da 4ª Região (RS).
Fonte: CSJT.

169 visualizações