Revista TRT Memória disponibilizada em bibliotecas

quarta-feira, 11 de Julho de 2007 - 13:44
Redator (a)
Edvânia Kátia

A Revista dos 18 Anos do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) chegará nos próximos dias aos Faróis da Educação do governo do Estado.

Editada pelo Serviço de Comunicação, a revista é uma fonte de pesquisa histórica sobre a história da Justiça do Trabalho no Maranhão. Além dos faróis, a revista foi encaminhada a outras bibliotecas como forma de garantir a difusão da informação.

Um exemplar foi encaminhado à Biblioteca Nacional. A Revista TRT Memória foi lançada no mês de maio por ocasião das comemorações dos 18 anos do TRT Maranhão. São 32 páginas, contendo fotos, registros e notícias. Um dos documentos resgatados pela Comissão Permanente da Memória é o discurso do juiz César Pires Chaves, por ocasião da instalação da Justiça do Trabalho no Estado. As fotos disponibilizadas permitem um passeio pelos vários momentos da organização. A secção de fotos em homenagem aos servidores também é um registro histórico da importância daqueles que fazem o Poder Judiciário Trabalhista no Estado.

O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão foi criado pela lei 7.621, de 21 de setembro de 1988. Até então, os órgãos trabalhistas do Maranhão eram vinculados ao Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, no Ceará.

A instalação do TRT Maranhão permitiu a aproximação com os litigantes no estado. Hoje, a Justiça do Trabalho conta com 21 varas trabalhistas, sendo seis só na capital.Ao longo dos seus 18 anos de existência, a Justiça do Trabalho escreveu várias páginas na história do país e do estado.

Com o objetivo de garantir a preservação dos processos e documentos, patrimônio coletivo, o TRT do Maranhão criou o Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho da 16ª Região. Atualmente o Cemoc está instalado no 4º andar do prédio-sede do Regional, na Areinha, mas uma das metas do presidente do TRT, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, é criar condições para que o Centro possa funcionar no prédio histórico situado na praça Deodoro, integrante do conjunto arquitetônico de obras tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Maranhão.

5 visualizações