Presidente do TRT-16 participa da Sétima Sessão Ordinária do CSJT em Brasília
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) e conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, participou da Sétima Sessão Ordinária do Conselho, realizada em Brasília. A sessão marcou a última presidência do ministro Aloysio Corrêa da Veiga à frente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Balanço da gestão e marcos institucionais
Ao abrir a sessão, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga apresentou o Relatório de Gestão 2024/2025, destacando os principais avanços de sua administração. Entre os marcos mencionados, estão a consolidação de soluções tecnológicas, a modernização de sistemas e o lançamento do Chat-JT, ferramenta de inteligência artificial generativa da Justiça do Trabalho.
O ministro também relembrou as comemorações pelos 20 anos do CSJT, como a criação da marca comemorativa, a emissão de medalhas alusivas e a realização de eventos institucionais.
“Os resultados alcançados demonstram o êxito de nossa estratégia de modernização e o compromisso do Conselho em garantir um trabalho ágil, eficaz e acessível a todos”, afirmou o ministro.
Homenagens ao presidente do CSJT
Durante a sessão, conselheiros e conselheiras prestaram homenagens ao ministro Aloysio Corrêa da Veiga, reconhecendo seu legado tanto na gestão administrativa quanto no fortalecimento da atuação jurídica do CSJT.
O corregedor-geral da Justiça do Trabalho e presidente eleito, ministro Vieira de Mello Filho, fez um agradecimento especial pela condução das políticas voltadas à sistematização dos precedentes qualificados:
“O legado dos precedentes é muito importante para nós, para a estabilização da nossa jurisprudência”, declarou.
Manifestação da presidente do TRT-16
Em sua manifestação, a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva destacou o legado institucional deixado pelo ministro Aloysio Corrêa da Veiga:
“Faço um destaque excepcional ao trabalho que Vossa Excelência fez em sua gestão, fortalecendo o sistema de precedentes, deixando uma marca indelével, feita com muita dedicação, com ética, com competência, com humanidade. Gostaria, ministro, que Vossa Excelência recebesse o meu profundo respeito e a gratidão, sempre atencioso às nossas demandas — as demandas da Justiça do Trabalho e, em especial, do nosso Tribunal (TRT-16). Desejo votos de felicidades nessa nova etapa que se inicia”, afirmou a presidente do TRT-16.
Última sessão de ministros
Além do ministro Aloysio Corrêa da Veiga, a sessão realizada no dia 22 de setembro também marcou a despedida de outros integrantes do Conselho: os ministros Maurício Godinho Delgado (vice-presidente do TST e do CSJT), Cláudio Mascarenhas Brandão e Douglas Alencar Rodrigues, bem como do desembargador César Marques de Carvalho, representante da região Sudeste no Conselho e magistrado do TRT da 1ª Região (RJ).