Políticas sociais e adesão de adolescentes é tema de palestras em evento sobre erradicação do trabalho infantil no TRT-MA

quarta-feira, 29 de Novembro de 2017 - 9:50
Promotor Marcio Tadeu apresentou palestra sobre "Rede de proteção contra o trabalho infantil"
Procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima destacou a importância do projeto PETECA

Redes de proteção da criança e do adolescente foram temas de palestras no III Workshop sobre Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

O promotor de justiça Marcio Tadeu Silva Marques, da 1° Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual, alertou para as conseqüências da omissão e da ineficiência das políticas públicas voltadas para a erradicação do trabalho infantil durante palestra proferida no III Workshop sobre Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, na segunda-feira (27/11), no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região.
Para o promotor, é preciso fomentar mais ações de políticas sociais de inclusão da criança e do adolescente vítimas do trabalho escravo, bem como conscientizar a população dos mecanismos de denúncia e da importância dos cidadãos atuarem como agentes fiscalizadores. Ele falou sobre que falou sobre a "Rede de proteção contra o trabalho infantil".
Já o procurador do trabalho do Ministério Público do Trabalho no Ceará, Antonio de Oliveira Lima, apresentou a palestra "Atuação da rede de proteção na prevenção e combate ao trabalho infantil", destacando o Projeto Resgate a Infância do Ceará, o PETECA. O  projeto trabalha em três estágios: políticas públicas, educação e profissionalização e tem visa conscientizar educadores e familiares sobre o trabalho infantil e seus prejuízos para formação cidadã, proporcionar formação profissional e inclusão do jovens no mercado de trabalho.
Após o workshop foi realizado o I Encontro Maranhense de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil com a participação de adolescentes de 40 municípios. Eles participaram de oficinas monitoradas pelo adolescente Felipe Caetano da Cunha, um dos idealizadores do Canpeti (Comitê de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil do Ceará, e com o procurador do Ministério Público do Trabalho do Ceará (MPT-CE), Antônio de Oliveira Lima, um dos principais articuladores nacional do Conapeti (Comitê Nacional de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil). Durante as oficinas, os adolescentes elegeram dois representantes do Maranhão para o Conapeti.


Redação: Nanajade Rinaldi (estagiária de Jornalismo)
Jornalista responsável: Gisélia Castro

17 visualizações