PJe: Servidores das VTs da capital participam de curso de capacitação

segunda-feira, 28 de Janeiro de 2013 - 16:02
Diretor da 4ª Vara do Trabalho de Ananindeua, no Pará, Diego Queiroz Araújo ministra o curso

Teve início, na manhã desta segunda-feira (28) e se estende até sexta-feira (01), o curso de capacitação no Sistema de Processo Eletrônico Judicial (PJe -JT) para servidores das Varas do Trabalho de São Luís. O curso está sendo ministrado na sala de treinamento da Escola Judicial e no Fórum Astolfo Serra, das 8h às 12h e das 14 às 18h.  O Pje será instalado no próximo dia 15/02 em todas as varas do trabalho da capital, com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen.

Divididos em duas turmas, 40 servidores das varas do trabalho de São Luís estão recebendo treinamento sobre o uso do PJe-JT. No Fórum Astolfo Serra, sede das varas trabalhistas da capital, o diretor da VT de Presidente Dutra, Noredim Reuter e os servidores Tiago Moura Oliveira Reis e Gutemberg Pereira Vidal Santos estão ministrando o treinamento para os servidores das 1ª, 2ª e 3ª Varas do Trabalho.

O diretor da 4ª Vara do Trabalho de Ananindeua, no Pará, Diego Queiroz Araújo, está ministrando o curso na Escola Judicial para servidores das 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Varas do Trabalho. “Ficamos honrados com o convite para ministrar o treinamento e compartilhar o conhecimento sobre o PJe”, disse o diretor.

O curso visa expor o sistema PJe-JT de modo teórico e prático, objetivando uma compreensão ampla do sistema e de suas bases, bem como apresentar as diretrizes teóricas e fundamentais do sistema, seu funcionamento prático, sua importância e vantagens. Além disso, o curso visa à interação e a troca de experiências de modo a formar pessoas capazes de compreender o sistema, resolver problemas e dirimir dúvidas, tanto do público interno, quanto externo.

Com a capacitação, os servidores aprenderão: conceito, fluxo do PJe, como acessar, cadastro dos advogados, manutenção de cadastro, acervo geral, cadastro de petições, consulta a processos, onde deixar o processo: controle de audiência e aguardando cumprimento de providência, criar expediente de secretaria, controle de perícia, arquivamento de processo, entre outros. 

O servidor da 5ª VT de São Luís, Reinaldo Barboza, falou sobre o sistema “Espero que o sistema facilite nosso trabalho e ajude os jurisdicionados na resolução das suas causas. Que ele agilize o trâmite dos processos, facilitando e resolvendo as causas com celeridade”.

Treinamentos: No período de 4 a 8 de fevereiro, novos servidores passarão pelo treinamento no Fórum Astolfo Serra. E de 4 a 6 de fevereiro, magistrados recebem o treinamento na Escola Judicial. O juiz do trabalho da 8ª Região, Fernando de Jesus de Castro Lobato Junior ministrará o curso de capacitação para magistrados.

Processo eletrônico – o PJe-JT é um sistema de tramitação eletrônica de processo judiciais que permite aos magistrados, servidores, advogados e demais participantes da relação processual a prática de todos os atos diretamente no sistema e o seu acompanhamento durante todas as fases, via internet.

 

Redação: Larissa dos Santos (estagiária)

Jornalista Responsável: Wanda Cunha

4 visualizações