Palestra “Habilidades do profissional do futuro”, com Gabriela Prioli, é destaque na abertura do ano letivo da Ejud16

segunda-feira, 4 de Março de 2024 - 12:25
Redator (a)
Francisco Eduardo Carvalho Almeida
Revisor (a)
Luane Freitas
Diretora da Ejud16, Desª. Solange Castro, recebe a palestrante, Gabriela Prioli; o Juiz auxiliar da Presidência, Sergei Becker, a Juíza Coordenadora da Ejud16, Carolina Burlamaque e a presidente da AMATRA-XVI, Juíza Maria do Socorro.
Diretora da Ejud-16, Desembargadora Solange Castro, ao centro (vestido verde), ladeada por servidoras e servidor do TRT-16.

O momento também contou com a assinatura do Termo de Cooperação para implementação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (PROJETO FAROL).

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) deu início às atividades do ano letivo de 2024, na tarde da última sexta-feira (1º/3), com a palestra “Habilidades do profissional do futuro”, ministrada pela advogada criminalista, professora universitária, comentarista política e apresentadora de TV, Gabriela Prioli. O evento aconteceu no auditório Juiz Ari Rocha, no prédio-sede do TRT-16, e reuniu magistradas e magistrados, corpo funcional, terceirizadas e terceirizados, estagiárias e estagiários, além de público externo.
A diretora da Escola Judicial, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro, realizou a abertura da solenidade agradecendo a presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, que não pôde estar presente devido a compromissos institucionais, estando para representá-la o juiz auxiliar da Presidência, Sergei Becker. Na oportunidade, a desembargadora destinou espaço para colocar em memória os colaboradores terceirizados do TRT-16, Willams Oliveira Rodrigues (colaborador terceirizado da KCM Serviços Especializados) e o carregador Lucielmo Fernandes Vieira (colaborador terceirizado da Futura Serviços) que faleceram em um acidente no dia 9 de fevereiro deste ano.
Após o momento, a magistrada destacou o importante papel da Ejud16 no desenvolvimento de projetos inovadores e no aprimoramento educativo de integrantes da magistratura e corpo funcional, reforçando que dará continuidade nos projetos já consolidados: “A Ejud16, por meio de suas práticas formativas, tem forte missão de estabelecer diálogos sociais, na medida em que trabalha temas sensíveis, como violência doméstica e de gênero; ética e integridade; liberdade religiosa; combate ao trabalho em condições análogas à escravidão; combate ao trabalho infantil; inclusão de pessoas com necessidades especiais de toda ordem, como sensoriais e físicas, sempre conduzidas por expositores renomados de reconhecida expertise”, disse.
Demonstrando entusiasmo com as atividades que serão implementadas durante este ano, a desembargadora destacou que estão previstos 44 cursos que devem ser aplicados em 2024, e seguiu dizendo: “asseguro o compromisso da Escola Judicial para práticas voltadas à proteção, construção e reconstrução da cidadania”. Além disso, a diretora da Ejud16 enfatizou a importância de não esquecer daqueles que, de alguma forma, foram comprimidos pela desigualdade substancial e desistiram de seus sonhos. Por fim, agradeceu o Tribunal e parceiros pela confiança depositada para o desenvolver de uma gestão inclusiva e participativa, assegurando que a Escola Judicial seguirá empenhada para contribuir com a transformação social, a partir de instrumentos educacionais.
Ao iniciar a palestra, Gabriela Prioli falou sobre a honra em estar presente no TRT-16, destacando que o espaço do Tribunal, sobretudo a Justiça do Trabalho no Maranhão de maneira ampla, é admirado e exaltado pela advogada. Em seguida, Prioli se aprofundou no tema “Habilidades do profissional do futuro” ressaltando que a preocupação com o futuro é um fator persistente na sociedade atual, aproveitando para aconselhar que deve-se evitar o excesso de preocupação com o passado e futuro, pois há como ter controle com essa questão. Ao entrar neste tema, Gabriela falou que uma das maiores habilidades do profissional do futuro é a concentração no presente, para se evitar distúrbios psicológicos que impactam diretamente na vida de um profissional, como a ansiedade.
A comunicadora também destacou sobre tecnologia no contexto social brasileiro, pois, além de se saber utilizar as ferramentas a favor do crescimento profissional do indivíduo, é relevante o saber operar. Além disso, lembrou que a capacidade de comunicar é essencial para o trabalho de manusear as ferramentas tecnológicas, e finalizou com uma reflexão acerca do aprimoramento de habilidades do “amanhã”, enfatizando que, para serem alcançadas, a preocupação do profissional deve estar centrada no “hoje”.

Assinatura do Termo de Cooperação

Após a palestra, a desembargadora Solange Castro e a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 16ª Região (AMATRA-XVI), juíza do Trabalho Maria do Socorro Almeida de Sousa, assinaram o Termo de Cooperação para a implementação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (PROJETO FAROL), programa que buscar atender jovens e adolescentes em situações de vulnerabilidade e risco social. O projeto busca garantir uma qualificação de excelência direcionada a jovens que necessitam de acolhimento social, proporcionando aprendizagem junto às empresas parceiras e colocação no mercado de trabalho.

Em seguida, a presidente da Amatra XVI manifestou sua gratidão com o momento e explicou mais sobre o projeto, idealizado pela juíza Carolina Burlamaqui Carvalho, vice-presidente da Amatra XVI e coordenadora da Ejud16: “A nossa ideia é viabilizar o acesso igualitário de jovens e adolescentes institucionalizados a contratos de aprendizagem, visto que diversos meninos e meninas que crescem em abrigos, a partir do momento em que completam 18 anos, não possuem mais a assistência do Estado”, disse.

A coordenadora da Escola Judicial finalizou o evento agradecendo todos e todas que colaboraram para a realização do evento, enfatizando a sua alegria em partilhar da abertura do ano letivo com a presença de diversos integrantes da magistratura. A magistrada disse, ainda, que a Ejud16 está a disposição para contribuir com todo o público externo, através de ações que já são desenvolvidas pela Escola, como o exitoso programa TRT na Escola.

O Projeto Farol tem como parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão (SRTe/MA), o Grupo de Apoio à Adoção - AME e a Escola Judicial da 16ª Região.

Certificado

A Escola Judicial emitirá certificados para os inscritos no evento. Os participantes devem acessar o Portal da EJud16 para responder um questionário de avaliação pós-evento, acerca dos conteúdos e conhecimentos adquiridos.

Palestrante

Gabriela Prioli Della Vedova (São Paulo, 21 de janeiro de 1986) é uma advogada criminalista, professora universitária, comentarista política e apresentadora da TV brasileira que ficou conhecida nacionalmente por ter integrado o quadro "O Grande Debate", do telejornal CNN Novo Dia, da rede CNN Brasil, atuando como comentarista política. Também conquistou o título de Mestra em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2014), e atua como professora da pós-graduação em direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

308 visualizações