NOTA TÉCNICA - Setor de Engenharia do TRT-MA informa sobre transtornos causados pela chuva no prédio-sede do Tribunal e respectivos reparos

quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021 - 13:29
Redator (a)
Suely Cavalcante

A chefe substituta do Setor de Engenharia do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, Andréa Saldanha A. M. e Silva, informou, à direção do Tribunal, sobre a ocorrência de infiltração de significativa quantidade de água do 4º ao 6º andar do prédio-sede, em decorrência de chuvas registradas em São Luís. Andréa também informou sobre reparos já efetuados e providências futuras, conforme texto abaixo:
Informamos que, por solicitação da Diretoria de Serviços Gerais (DSG), os servidores Marcelo H.B.Costa de Alencar (engenheiro civil) e Andréa Saldanha Abdalla Moraes e Silva (arquiteta) verificaram uma significativa infiltração de água inicialmente no 4º andar (Sala da Ouvidoria), tendo o problema sido constatado com menor intensidade no 5º e 6º andares.
Ao vistoriar a cobertura, em companhia de um operário da empresa de manutenção predial Versal e de dois funcionários terceirizados da DSG, os servidores verificaram, após a retirada de duas telhas de um trecho do telhado adjacente ao reservatório, que a área estava muito úmida. Nessa área ocorreu o acúmulo de água de chuva que transbordou, escoando por uma caixa de passagem elétrica desativada para o interior do forro no 6º andar, infiltrando em seguida para o 5º e 4º andar.
Tendo o seu fluxo sido parcialmente impedido no 4º andar, a água acumulou no piso e no forro nas imediações dos seus pontos de descida, causando maiores transtornos neste pavimento.
O ponto de entrada da água de chuva na cobertura foi obstruído com argamassa de cimento e areia, tendo-se instalado uma curva na saída do tubo de ventilação da instalação sanitária disposto junto ao referido ponto de entrada, para que assim o vazamento seja estancado.
O Serviço de Engenharia vai monitorar o local após as próximas chuvas com a finalidade de confirmar a eficiência das medidas adotadas.
Em relação aos itens de forro e parede afetados, há a necessidade de aguardar alguns dias até sua secagem para que possam ser feitos os devidos reparos de forro e pintura.
Estamos à disposição em caso de dúvidas e/ou esclarecimentos.
Atenciosamente,
Andréa Saldanha A. M. e Silva
Chefe Substituta do Setor de Engenharia
Tribunal Regional do Trabalho - 16ª Região

280 visualizações