Mediação entre Direito e Psicanálise foi tema de encerramento do grupo de estudo formado por servidores do TRT-MA

segunda-feira, 28 de Janeiro de 2013 - 8:56

 “O Mundo Contemporâneo e a Mediação – Que contribuição a Psicanálise pode oferecer?” foi o título da palestra ministrada pelo psicanalista, psicólogo, doutor em Literatura e Membro Aderente da Escola Brasileira de Psicanálise/EBP, Eduardo Riaviz, por ocasião do encerramento do grupo de estudo “Direito e Psicanálise”

O evento ocorreu na manhã de sexta-feira (25), no auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) e contou com cerca de 50 pessoas.

O diretor da Escola Judicial do TRT-MA, James Magno Araújo Farias, deu as boas-vindas aos presentes e parabenizou o grupo de estudo pelo trabalho realizado. Em seguida, Eduardo Riaviz explanou sobre a mediação entre direito e psicanálise, usando as perspectivas de Freud e Lacan.

Outro aspecto abordado pelo psicanalista foi a questão do campo imaginário e da alteridade. O palestrante discutiu a questão usando as abordagens lacanianas e fazendo uma ligação entre o que Freud discute sobre narcisismo. Ele exemplificou a discussão com a música “Sampa”, de Caetano Veloso “É que Narciso acha feio o que não é espelho”.

Em seguida o psicanalista falou sobre mediação, Édipo freudiano e discutiu as mudanças do mundo pré-moderno, moderno e contemporâneo.

O grupo de estudo “Direito e Psicanálise” foi Iniciado em julho do ano passado e se reunia quinzenalmente, com o objetivo de discutir a interlocução entre as áreas do Direito e da Psicanálise, apontando as possibilidades de diálogo entre estes dois campos do conhecimento.

A coordenadora do grupo de estudo, Anícia Ewerton, falou como foi coordenar o grupo de estudo: “Foi uma surpresa, diante do interesse dos participantes em discutir o tema “direito e psicanálise”, pois, apesar de não ser uma temática nova, ainda, não há muita demanda para este tipo de estudo. As discussões levantadas durante todo esse período foram bastante instigantes, o que nos motivou a prosseguirmos com os estudos”.

O servidor do TRT, Paulo Rios, elogiou a iniciativa: “a Escola Judicial está de parabéns. O tribunal ganha enquanto órgão, porque os servidores ampliam seus conhecimentos com esse debate. Espero que isso cresça e que tenha continuidade, que os servidores participem”.

Redação: Larissa dos Santos( estagiária)
Jornalista Responsável: Wanda Cunha (DRT 206-MA)

 

4 visualizações