Integrantes do Núcleo de Pesquisa Direito e Psicanálise debatem o filme Vips

sexta-feira, 20 de Setembro de 2013 - 15:35

Os integrantes do Núcleo de Pesquisa Direito e Psicanálise (NPDP), desenvolvido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), participaram, na manhã desta sexta-feira (20), de sessão de cinema, onde foi exibido o filme “Vips”, inspirado na história real de Marcelo Nascimento da Rocha, jovem que se passava por filho do dono da Companhia Aérea Gol.  A sessão aconteceu no auditório da Escola Judicial e teve como objetivo debater as questões apresentadas no filme.

“Eu pensei em trazer o filme para o Núcleo, porque a partir dele podemos discutir alguns conceitos que já trabalhamos aqui no grupo. Então, peguei carona na sétima arte, para fazer esse debate”, disse a coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Anícia Ewerton.

 Ela explicou, também, que a escolha do filme “Vips” se deu por causa das estruturas psicóticas apresentadas pelo protagonista do filme, Marcelo, que é uma pessoa com grandes conflitos em relação ao pai. “Escolhi o Vips para pensarmos como a lei objetiva, o judiciário, não dá conta dessa estrutura psicótica, pois mesmo na cadeia, Marcelo continuou com essas estruturas e identificando-se com pessoas famosas”.

Integrante do grupo, Carlos Alberto Duarte, falou da importância do filme para a discussão do comportamento humano nas relações sociais e nas instituições. “Foi muito importante o filme para mostrar como é o comportamento do psicótico em relação à interdição, à lei. A intenção do grupo de pesquisa é mostrar essa relação.”

Viviane Neves, servidora do Gabinete da juíza convocada Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, destacou que o filme foi importante para percebermos a subjetividade dos sujeitos dentro das circunstâncias do senso comum mostradas pela mídia. “É importante vermos o personagem pelo senso psicanalítico e não só como um criminoso.”

No próximo encontro, o Núcleo de pesquisa discutirá o conceito de culpa, tanto no direito, quanto na psicanálise.

Sinopse: Marcelo (Wagner Moura) não consegue conviver com sua própria identidade, o que faz com que assuma a dos outros. Isto faz com que passe a ter diversos nomes, nos mais variados meios. Sonhando em ser um piloto de avião como o pai, aplica seguidos golpes e se envolve em inúmeras aventuras. Uma das mais conhecidas é quando finge ser Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol, durante um Carnaval no Recife. Inspirado na história real de Marcelo Nascimento da Rocha.

Fruto do grupo de estudo Direito e Psicanálise, o núcleo foi criado pela Escola Judicial em julho de 2012. O NPDP é uma atividade do Projeto Compartilhando Conhecimento, referente ao tema Gestão de Pessoas e objetivo estratégico Promover Educação Corporativa, do planejamento estratégico do TRT-MA. Mais informações pelo fone (98) 2109 9390.

Redação: Larissa dos Santos (estagiária de Relações Públicas)

Jornalista responsável: Wanda Cunha (DRT-MA 206)

 

151 visualizações