Gestores do TRT apresentam resultados alcançados pelas unidades administrativas em Reunião de Análise da Estratégia

quinta-feira, 14 de Maio de 2020 - 11:19
Redator (a)
Edvânia Kátia
Parte dos servidores que participaram da Reunião de Análise da Estratégia

Gestores das unidades administrativas do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) participaram, nesta terça-feira (12), da II Reunião da Análise da Estratégia (RAE) realizada este ano pela Justiça do Trabalho do Maranhão. Organizada pela Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP), a reunião teve apresentações da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC), Coordenadoria de Controle Interno e Setores de Ouvidoria,  Comunicação, Engenharia, Saúde e Socioambiental.

A reunião foi realizada por meio de videoconferência, com o uso da plataforma Google Meet por conta das medidas preventivas de isolamento adotadas pela JT-MA. As unidades estão em trabalho remoto, mas continuam atuando para dar seguimento às atividades administrativas e à execução do planejamento estratégico para o alcance das metas nacionais do Poder Judiciário mensuradas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), metas específicas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e metas internas do TRT-MA. 

A reunião foi aberta pelo coordenador da CGEEP, Marcos Pires Costa. Ele disse que a RAE, além de servir para que as unidades possam mostrar os resultados, também é uma oportunidade para que as unidades administrativas possam apresentar o trabalho que é desenvolvido, de forma que as demais unidades possam compreender e até cooperar para o melhor desempenho. Ele destacou o espírito de cooperação existente na 16ª Região e afirmou que por conta do senso de responsabilidade e comprometimento dos servidores tem sido possível colocar o TRT em destaque diante das metas nacionais. 

A primeira apresentação foi do chefe do Setor Socioambiental, Wellington Bringel de Almeida. Ele apresentou os resultados alcançados pelo TRT em 2019 e o planejamento para 2020, que tem foco na redução de custos. Aproveitou para se despedir dos colegas, pois está em vias de assumir o cargo de procurador no estado do Amapá. 

Na área da Tecnologia da Informação, o chefe do Setor de Governança, Rafael Robinson de Sousa Neto, apresentou os indicadores estratégicos da TI no âmbito nacional e no planejamento estratégico regional. Para 2020, a proposta é impactar positivamente nos indicadores a partir da revisão dos processos de gestão de TIC e elaboração dos Planos Estratégicos e Táticos de TIC para os exercícios seguintes. Ele destacou os resultados positivos alcançados em 2019 com ações como o funcionamento efetivo do Comitê de Governança de TIC na tomada de decisão, atuação do Escritório de Projetos de TIC na priorização e acompanhamento dos projetos de TIC e implantação do PJe em todas as unidades judiciárias de primeiro e segundo grau do Tribunal.

A chefe substituta da Ouvidoria, Giselia Castro, apresentou os resultados do primeiro trimestre deste ano relativos a pesquisa de satisfação sobre os serviços da unidade. Pela pesquisa, o índice de satisfação foi de 75%. Ressaltou que boa parte dos pedidos é relacionada ao andamento processual, mas que também tem sido constantes os casos de denúncias de descumprimento de normas trabalhistas, que são encaminhadas ao Ministério Público ou Superintendência do Trabalho e Emprego. 

A chefe do Setor de Saúde, Marilda Amorim, apresentou os resultados das campanhas que foram realizadas em 2019 e afirmou que as campanhas serão mantidas e realizadas de acordo com o planejamento já elaborado e que normalmente segue o calendário do Ministério da Saúde. Enfatizou que este ano já foi realizada a campanha Carnaval Seguro e que foi solicitado à Secretaria de Estado da Saúde a vacinação contra a gripe. Ela também solicitou aos demais gestores cooperação para garantir o cumprimento da meta relativa ao exame periódico de forma a garantir a adesão dos servidores.  

A chefe do Setor de Comunicação Social, Rosemary Rocha Araujo, apresentou os resultados da unidade no período da suspensão das atividades por conta da pandemia. De 23 de março a 12 de maio, foram produzidas 43 notícias. Produção equivalente ao mesmo período do ano passado (45), quando o Tribunal se encontrava em plena comemoração do aniversário de 30 anos de sua instalação no Maranhão, com grande volume de divulgação das ações comemorativas. Ela destacou ainda a importância da Comunicação em momentos de crise como este, pois é de responsabilidade desta unidade a divulgação de informações que possam manter a sociedade informada e os que integram a organização em um discurso unificado, sem os chamados ruídos de comunicação. Aproveitando a reunião dos gestores, também solicitou que estes contribuam com a divulgação de informações perante as equipes. 

A coordenadora do Controle Interno, Socorro de Maria Costa Bezerra, destacou a Portaria do TRT 1254/2014, que aprovou o Plano Estratégico do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região para o período de 2015 a 2020 que, entre outras metas, estipulou como meta a implantação de sistemas de controle interno em 100% das unidades do TRT. Segundo ela, é indispensável a existência de mecanismos de controle. 

A coordenadora de Controle Interno, Socorro de Maria Costa Bezerra, iniciou sua apresentação enfatizando a Portaria do TRT 1254/2014, que aprovou o Plano Estratégico do Tribunal Regional do Trabalho  da 16ª Região, para o período de 2015 a 2020 que, entre outras metas, estipulou como meta a implantação de sistemas de controle interno em 100% das unidades do TRT. O cumprimento da meta ficou sob a responsabilidade do Controle Interno. Ela observou que, durante esse período, houve uma evolução e um fortalecimento dos controles internos das atividades e processos de trabalho relacionados à Coordenadoria de de Tecnologia de Informações e Comunicações. Destacou ainda aPportaria da Presidência 668/2019, que instituiu a politica de governança  da 16ª Região, como  impacto positivo de mecanismos de controle  interno.  

A RAE está prevista na Resolução CNJ nº 198/2014, que instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o o período de  2015 a 2020. É obrigatória e deve ser realizada três vezes por ano. No caso do TRT do Maranhão, a CGEEP está realizando as reuniões por seguimentos em substituição a um evento com a participação de todas as unidades. Na segunda-feira passada (4), houve reunião com os diretores de secretaria das Varas do Trabalho.
 

239 visualizações