Escolas participantes do Programa TRT na Escola realizam culminâncias

quarta-feira, 27 de Novembro de 2019 - 9:26
Redator (a)
Suely Cavalcante
Juíza Angelina participando das atividades com crianças da UEB Professora Luzenir Mata Roma
Um dos alunos da UEB Professora Luzenir Mata Roma em atividade sobre o trabalho infantil

As culminâncias foram realizadas pelas oito escolas que estão participando do Programa TRT na Escola/TJC 2019, nos dias 10, 11, 21, 23 e 24 de outubro, e 4, 5 e 6 deste mês. O programa é coordenado pela Escola Judicial (EJud16) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão). As culminâncias são preparatórias para a culminância geral prevista para o próximo dia 13 de dezembro, às 8h, no Auditório Juiz Ari Rocha, localizado no prédio-sede do TRT.
Desenvolvidas nas sedes das escolas, as culminâncias tiveram recitais de poesias, peças teatrais e outras atividades culturais envolvendo os temas trabalho infantil e trabalho análogo à condição de escravo. Nesses encontros, os estudantes aproveitam para compartilhar o que aprenderam sobre os temas que foram apresentados pelos professores em sala de aula.
O roteiro das culminâncias iniciou pela Unidade de Ensino Básico (UEB) Professora Luzenir Mata Roma, na manhã do dia 10 de outubro. A juíza do trabalho substituta da 3ª Vara do Trabalho de São Luís e coordenadora local do Programa TRT na Escola/TJC, Angelina Moreira de Sousa Costa, acompanhou as atividades. No dia seguinte, a juíza Joana D’Arck Sanches da Silva Ribeiro participou, à tarde, da culminância no Centro Educacional Cidade Operária II.
Nos dias 21, 23 e 24 de outubro, as culminâncias ocorreram nas UEB Sagarana II e Piancó e no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) do Itaqui-Bacanga, respectivamente. O juiz Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, titular da Vara do Trabalho de Açailândia e presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região - AMATRA XVI, acompanhou as atividades na UEB Sagarana II; a magistrada Angelina esteve no IEMA.
Nos dias 4, 5 e 6/11, as atividades foram realizadas, respectivamente, na UEB Jackson Lago, cuja culminância foi acompanhada pela juíza do trabalho substituta, coordenadora do CEJUSC-JT, Ângela Cristina Carvalho Mota Luna; IEMA localizado no Centro, que contou com a presença do juiz Carlos Eduardo; e na UEB Manuela Varela.
Visitas ao Fórum Astolfo Serra - entre os dias 11 e 14 deste mês, alunos e gestores das unidades de ensino também visitaram as instalações do Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís. A visita ao Fórum faz parte da programação do TRT na Escola e tem por objetivo mostrar um pouco do dia a dia da prática forense, bem como levar as crianças para conhecerem as dependências do Poder Judiciário Trabalhista. Além de conhecerem as salas de audiências e os (as) magistrados (as), alunos e gestores também visitaram a Seção de Biblioteca e Gestão Documental e o Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho no Maranhão (CEMOC). No dia 11, as visitas foram dos estudantes do IEMA do Centro e IEMA Itaqui-Bacanga. No dia 12, foi a vez da UEB Sagarana II e do Centro Educacional Cidade Operária II. No dia 13, as visitas foram feitas pelas equipes das UEB Professora Luzenir Mata Roma e Manuela Varela; e dia 14, alunos e gestores das UEB Piancó e Jackson Lago.  
TRT na Escola - desenvolvido em parceria com o Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania) da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (ANAMATRA), Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI) e Ministério Público do Trabalho da 16ª Região (MPT-MA), o Programa TRT na Escola foi iniciado em 2012, tendo como objetivos o fomento de debates sobre o trabalho escravo, o trabalho infantil e o trabalho seguro, bem como a disseminação de informações sobre cidadania, direitos sociais e direitos trabalhistas, com noções básicas de Direito do Trabalho, estrutura e funcionamento da Justiça do Trabalho, a fim de colaborar para conscientizar as crianças e os adolescentes sobre seus direitos, e os preparando para serem multiplicadores dos conhecimentos entre com familiares, amigos, entre outros.

27 visualizações