Escola Judicial inicia capacitação sobre novo módulo do PJe de 2º Grau

sexta-feira, 19 de Setembro de 2025 - 14:21
Redator (a)
Gustavo Melo
Gutemberg Vidal apresenta as novas funcionalidades do PJe a servidores do TRT-16.
Valewska Gomide tem suas dúvidas esclarecidas por Gutemberg Vidal.

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) iniciou ontem (18/9) o curso de capacitação sobre o novo módulo do Processo Judicial Eletrônico (PJe) de 2º Grau. Essa atualização é fruto das mudanças trazidas pela Resolução Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 591/2024, que estabeleceu novas normas para os julgamentos em ambiente eletrônico no Poder Judiciário. Para viabilizar a aplicação dessas novas regras, o Judiciário Trabalhista promoveu a atualização do PJe, trazendo modificações no funcionamento do sistema, especialmente na atuação de gabinetes e secretarias.

A primeira turma foi formada por servidores da Secretaria do Pleno e Turmas e da Secretaria Judiciária, que participaram da atividade realizada na Sala de Treinamentos da Escola Judicial. O curso é ministrado pelo servidor Gutemberg Vidal e tem como objetivo capacitar os servidores para o uso das novas funcionalidades, que impactam diretamente etapas como a inclusão de processos em pauta, publicação no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT), lançamento de resultados, abertura de sessões, pregão, pedidos de preferência e sustentação oral.

Segundo Gutemberg Vidal, a atualização do PJe de 2º Grau atende a dois objetivos principais: acompanhar a legislação e modernizar os procedimentos internos. “Isso traz mais transparência, facilita o acesso aos processos e à Justiça como um todo. No âmbito interno, a capacitação é essencial para que os servidores não sejam pegos de surpresa. Eles já saem preparados para lidar com um sistema mais rápido, mais célere e capaz de agilizar os trabalhos da secretaria”, destacou.

A secretária do Tribunal Pleno e Turmas, Valewska Gomide, falou da importância da capacitação, especialmente para a Secretaria. “Esse novo PJe impacta fortemente o trabalho do nosso setor. Por isso, esse curso é muito importante para desmistificar o sistema. No primeiro contato, ficamos assustados pela quantidade de mudanças, mas agora, com a explicação detalhada e adaptada à nossa realidade, conseguimos compreender melhor as novas funcionalidades. O treinamento foi excelente, trouxe exemplos práticos do dia a dia e deixou muito mais clara a forma de atuação”, avaliou.

O curso teve continuidade hoje (19/9) com outra turma, desta vez, formada por servidores de gabinetes, assessores e chefes dos gabinetes de desembargadores. Na próxima segunda-feira (22), outros servidores dessas mesmas unidades participarão do treinamento.

Esta é apenas a primeira de uma série de capacitações voltadas à adaptação às novas regras do PJe. 
 

74 visualizações