Escola Judicial do TRT-MA realiza curso sobre Gestão por Competência

quarta-feira, 25 de Junho de 2014 - 13:12
Redator (a)
Suely Cavalcante
Clarisse Droval ministra capacitação para gestores do TRT-MA até sexta-feira

A Escola Judicial (Ejud) do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) iniciou na manhã desta quarta-feira (25), no auditório “Professora Maria da Graça Jorge Martins” da Ejud, localizado no 1º andar do prédio-sede do Tribunal, o curso “Capacitação Gestão por Competência” visando à implantação desse modelo de gestão no TRT. Ministrado pela consultora Clarisse Droval, da ACC Consultoria e Educação Corporativa Ltda, de Brasília, a capacitação destina-se a integrantes da Comissão e do Comitê Gestor Regional para a implantação da Gestão por Competência no TRT-MA, bem como a gestores do Tribunal.

A capacitação tem uma carga horária de 20 horas e ocorre nos turnos matutino e vespertino nesta quarta e quinta-feira (26) e na manhã de sexta-feira (27). Nos dois primeiros dias, os tópicos abordados são “gestão por desempenho: da estratégia ao resultado”, “gestão de pessoas baseada em competências” e “mapeamento de competências”. Na programação de sexta-feira, também será abordada a descrição de competências gerenciais. Além do treinamento presencial, está previsto a capacitação na modalidade educação à distância (EaD), com enfoque também na descrição de competências gerenciais.

A capacitação é uma das etapas do Projeto “Gestão por Competências”, que prevê, para até dezembro deste ano, o alcance de 75% de implantação do processo de gestão por competências gerencias no TRT-MA, com a conclusão do mapeamento das competências gerais (técnicas e comportamentais) dos gestores do Tribunal. A previsão é concluir o processo de implantação em 2015, com o mapeamento das competências específicas do gestor de cada unidade, entre outras atividades. A princípio, a implantação desse modelo de gestão envolverá somente os servidores que exercem cargos e funções de natureza gerencial. Numa etapa posterior, a gestão por competência será estendida aos demais servidores. A implantação obedecerá ao disposto na Resolução nº 92/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

O Projeto está alinhado ao Planejamento Estratégico do TRT-MA no Tema Gestão de Pessoas, atendendo aos objetivos estratégicos “Promover a educação corporativa” e “Buscar a melhoria do clima organizacional”.
A implantação da gestão por competência está alinhada também à Recomendação nº 14/ 2012 do CSJT e a Resolução nº 92/2012 do CSJT.

Comissão e Comitê Gestor Regional para a implantação da Gestão por Competência no TRT-MA
– em abril deste ano, por meio da Portaria do Gabinete da Presidência nº 254/2014, foi instituída uma nova Comissão para a Implantação da Gestão por Competência no TRT-MA, que tem como integrantes ss desembargadores Luiz Cosmo da Silva Júnior e James Magno Araújo Farias, respectivamente, presidente e vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA); e os servidores Ciro Ibiapina Cardoso, coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa; e Rosely Belo Ribeiro Vieira, secretária executiva da Escola Judicial.

Em 6 de maio, o TRT-MA, instituiu, por meio da Portaria do Gabinete da Presidência n° 418/2014, a composição do Comitê Gestor Regional que será responsável pelo acompanhamento da implantação da gestão por competência no Tribunal. Os integrantes do Comitê são o juiz auxiliar da Presidência, Carlos Gustavo Brito; Bruno de Carvalho Motejunas, juiz do trabalho auxiliar da Corregedoria; Júlio César Guimarães, Diretor Geral; José de Ribamar de Sousa Chagas Júnior, coordenador de Gestão de Pessoas; Rosely Belo Ribeiro Vieira, secretária da Escola Judicial; Ciro Ibiapina Cardoso, coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa; Raimundo da Conceição Lindoso, secretário de Administração; e Adriana Albuquerque de Brito, assessora do Gabinete do Desembargador James Magno Araújo Farias.

Gestão por Competência – Modelo de gestão que, em síntese, envolve discriminar que competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) cada função requer. A implantação envolve, basicamente, três passos, que são o mapeamento das competências, avaliação dos servidores e a capacitação.

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