Escola Judicial do TRT-MA inaugura novas instalações

quarta-feira, 4 de Dezembro de 2013 - 17:05
Redator (a)
Rosemary Araujo
Revisor (a)
Rosemary Araujo
Equipe EJud; homenageados; galeria de diretores; mesa de honra.
Maria da Graça Jorge; desembargador James Magno e Fernando Martins.

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) inaugurou as novas instalações da Escola Judicial (EJud) em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (03). Na ocasião, também foi inaugurado o Auditório “Professora Maria da Graça Jorge Martins”, em homenagem in memorian à servidora falecida no ano de 1998.

O diretor da Escola Judicial, desembargador James Magnos Araújo Farias, descerrou a placa de inauguração das novas instalações acompanhado pelo desembargador Américo Bedê Freire, eleito para a direção da EJud no próximo biênio de 2014-2015. 

Em seguida, foi realizada homenagem aos ex-diretores da EJud com a inauguração da Galeria dos Diretores, composta das fotografias dos desembargadores aposentados Alcebíades Tavares Dantas (1998 a 2000) e Gilvan Chaves de Souza (2000 a 2002), e dos desembargadores Américo Bedê Freire (duas gestões: 2002 a 2005 e 2006 a 2007) e James Magno Araújo Farias (três gestões: 2008 a 2009, 2009 a 2011 e 2012 a 2013).

A solenidade prosseguiu com a inauguração do Auditório “Professora Maria da Graça Jorge Martins”. A placa foi descerrada pelo desembargador James Magno e por Fernando Trinta Martins, sobrinho da servidora homenageada, que se aposentou no cargo de analista judiciário após 33 anos de relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho do Maranhão. 

O desembargador aposentado Alcebíades Dantas, primeiro a ocupar o cargo de diretor da Escola Judicial, falando em nome dos homenageados, disse de sua emoção com a inauguração do auditório que recebeu o nome de sua “dileta amiga”, Maria da Graça Jorge: “Vejo esta homenagem com profunda alegria, pois é muito justa esta escolha, e também com profunda tristeza, porque a vida vai levando os amigos, as amigas, empobrecendo-nos.”

O desembargador James Magno agradeceu o empenho e dedicação da sua equipe de servidores e situou historicamente a Escola Judicial, desde a sua criação, citando as mais significativas conquistas que vem alcançando ao longo do tempo, inclusive em infraestrutura, que é uma das melhores do país. “O papel da Escola hoje, na pós-modernidade, é ser um catalisador de ideias. Sou feliz porque acompanhei a formação da EJud, que é um espaço destinado à formação continuada de magistrados e servidores, não apenas um espaço físico, mas também um espaço virtual, com nossas capacitações à distância”. Citou ainda iniciativas de destaque, como o Projeto Anjo, o Programa TRT na Escola, o Núcleo de Pesquisa em Direito e Psicanálise, o Grupo de Articulação Interinstitucional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo (GAETE), o curso de pós-graduação em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho em parceria com a Faculdade Santa Terezinha (CEST) e os cursos de capacitação em Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), oferecido a servidores, magistrados e advogados em todas as cidades onde o Sistema foi implantado na 16ª Região. 

Prestigiaram a solenidade: o juiz Gervásio Protásio dos Santos, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão; Ivan Sarney, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão; Julião Amin Castro, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego; Edilson Baldez das Neves, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA); o juiz Fernando Luiz Duarte Barboza, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI); o tenente Renan Reis, representando o coronel comandante do 24º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro; Vanessa Esteves, gerente de relacionamento do Banco do Brasil; Carlos Henrique Jogaib, gerente-geral, representando a Superintendência do Banco do Brasil; Adelcides Costa, gerente da agência Areinha da Caixa Econômica Federal; magistrados, servidores e familiares dos homenageados.

A entrega das novas instalações da Escola Judicial é uma iniciativa estratégica do TRT-MA, contemplada no Projeto Estruturar, que prevê a melhoria contínua das condições físicas de trabalho, bem como a adoção de medidas que promovam a integração, a saúde e o bem-estar no âmbito da Justiça do Trabalho no Maranhão.

 

13 visualizações