“Elaboração estruturada de sentença” encerra ciclo de treinamento para utilização do PJe-JT

sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2013 - 13:59
Equipe do TRT da 7ª Região
Servidores durante o treinamento

“Sentença Estruturada para o Processo Judicial Eletrônico (PJe)” é o curso que a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) promove nesta sexta-feira (22), na  Sala de treinamento do Foro Astolfo Serra (sede das Varas do Trabalho de São Luís), das 14 às 18 horas.

O curso “Sentença Estruturada para o PJe” será ministrado pelo juiz titular da Vara de Caucaia, da 7ª Região (CE), Hermano Queiroz Júnior. O curso é destinado aos magistrados que participaram do curso sobre PJe, no período de 04 a 06/02/2013, já cadastrados no sistema.

Com esse curso chega ao fim um ciclo de treinamentos a servidores e juízes da Justiça do Trabalho no Maranhão para utilização do PJe. Os treinamentos tiveram início na segunda-feira (18) e foram ministrados por uma equipe do TRT-CE.

Treinamentos sobre o PJe durante a semana

Na segunda-feira (18), o juiz titular da VT de Caucaia (CE), Hermano Queiroz Júnior, o assessor João Emanuel Bezerra Bastos e a diretora de secretaria, Kilvia Silva de Sena estiveram na sala de apoio ao PJe, instalada no Foro Astolfo Serra, orientando advogados acerca da certificação digital,  habilitação do certificado e utilização do PJe.

Na terça-feira (19), foi a vez dos servidores das Varas Trabalhistas da Capital receberem o treinamento e discutirem o tema “Sala de Audiência”. Nessa quarta (20) “Rotina de secretaria” foi pauta do treinamento.

Depois de aprenderem sobre “sala de audiência” e “rotinas de secretaria”, os servidores encerraram o treinamento, nessa quinta-feira (21), fazendo simulações de uso de expedientes, pautas e procedimentos rotineiros de secretaria de VT.

Durante o treinamento os servidores puderam ainda, conhecer um pouco da experiência da VT de Caucaia (CE) com o PJe e os desafios encontrados com a adesão do sistema. O juiz Hermano Queiroz Júnior falou sobre esses desafios “No início foi difícil, pois é uma mudança radical de tramitação de processo, que era de papel e hoje é totalmente eletrônico. Entendo que é uma questão de estímulo dos servidores, juízes e advogados para utilizarem o PJe. Hoje, se perguntarmos na Vara de Caucaia se as pessoas preferem o PJe ou o processo de papel, 90% delas vai responder que prefere o PJe”, disse o magistrado.

O juiz Hermano falou ainda, sobre a parceria para o treinamento “Caucaia foi a 2ª VT do Brasil a instalar o PJe, somos uma Vara piloto e para nós é muito gratificante compartilhar nossa experiência, pois não vamos só repassar os conhecimentos, mas vamos aprender com os outros Regionais que instalam o PJe”.

PJe - é um sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais que permite aos magistrados, servidores, advogados e demais participantes da relação processual a prática de todos os atos diretamente no sistema e o seu acompanhamento durante todas as fases, via internet.

Redação: Larissa dos Santos (estagiária)
Jornalista Responsável: Wanda Cunha

26 visualizações