EJUD 16 encerra ano letivo com palestra de Flávio Canto sobre desenvolvimento pessoal e gestão social
“O caminho: da performance ao legado” foi a temática abordada pelo atleta olímpico, professor e apresentador, Flávio Canto, na palestra de encerramento do Ano Letivo do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), na manhã desta sexta-feira (12/12), no Auditório Juiz Ari Rocha, localizado no prédio-sede. A iniciativa reuniu magistradas e magistrados, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários, terceirizadas e terceirizados e o público externo.
A cerimônia foi aberta pela desembargadora Solange Cristina Passos de Castro, diretora da Escola Judicial, que apresentou um balanço dos últimos anos à frente da EJUD-16: “Olhar para trás nos enche de satisfação pelos inúmeros feitos que conseguimos realizar neste biênio, sempre com a participação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores do Tribunal”, afirmou.
Ao relembrar formações como as Semanas de Mediação e de Formação, além de projetos como o TRT na Escola, a magistrada destacou os elogios recebidos do ministro-corregedor do Tribunal Superior do Trabalho (TST) durante a Correição Ordinária. Ao final da sua fala a desembargadora O encerramento do ano com esta vitória nos leva, necessariamente, a uma reflexão mais profunda sobre todos os objetivos alcançados, sendo certo que mais uma vez, pudemos constatar que juntos podemos fazer muito mais e melhor, cumprindo com excelência e satisfação nossa missão institucional.
Flávio Canto ressaltou que grandes transformações em um país dependem das pessoas, e por isso destacou a satisfação em encerrar o ano letivo da EJUD-16: “Quando falamos em país, quando se fala em transformações importantes, precisamos das pessoas que vão liderá-las. E estamos em um lugar onde há protagonistas dessas histórias. Por isso, acredito que as metáforas que trago do universo do esporte são totalmente aplicáveis”, enfatizou.
Trajetória, desenvolvimento pessoal, legado e incentivo foram as experiências compartilhadas pelo atleta olímpico que ressaltou a importância da perseverança mesmo diante de muitas quedas. Fundador do Instituto Reação, Flávio Canto apresentou as atividades e a história do Projeto que transforma realidades, incentiva os sonhos de crianças, de adolescentes e de jovens, unindo o esporte e a cultura. Sendo assim, essas personalidades são faixas-preta dentro do tatame e fora dele, no sentido da educação escolar.
Entre as transformadoras histórias estimuladas pelo Instituto Reação, está a trajetória da judoca campeã olímpica e mundial brasileira, Rafaela Silva. Emocionado, Flávio Canto, afirmou a admiração pelos caminhos traçados pela judoca que enfrentou diversos desafios na carreira, mas conquistou o título de Campeã Olímpica no Rio 2016. Foi com esse ambiente de emoção que a palestra encerrou com homenagens e com uma grande mensagem de Flávio Canto: “Não coloque limites nos sonhos de vocês”.
Também participaram do evento o juiz auxiliar da Presidência, Sergei Becker, a coordenadora pedagógica da Ejud, juíza Carolina Burlamaqui Carvalho, o juiz titular da Vara do Trabalho de Chapadinha, Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, e a diretora-geral do TRT-16, Fernanda Marques.
Confira as fotos do evento.
Escola Judicial
Além da diretora Solange Cristina Passos de Castro e da coordenadora pedagógica, juíza Carolina Burlamaqui Carvalho, integram a equipe da EJUD-16 as servidoras Luana Maciel, Áurea Marques, Amanda Silva, além do servidor Gustavo Napoleão.
