Editora alemã publica livro de servidor do TRT-MA na área de qualidade ambiental

quarta-feira, 12 de Março de 2014 - 11:05
Redator (a)
Wanda Cunha

Analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) e engenheiro civil, Marcelo Henrique Bandeira Costa Alencar está lançando seu primeiro livro intitulado “Tratamento alternativo de dejetos sanitários. Uma experiência prática”. Publicado pelas Novas Edições Acadêmicas, marca comercial da editora alemã OmniScriptum GmbH & Co.KG, o livro compreende sua dissertação defendida em 2009 pelo mestrado em Saúde e Ambiente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na linha de pesquisa a área de qualidade ambiental.

“A obra é uma experiência prática e aborda a tecnologia do banheiro seco, um sistema sanitário de tratamento dos dejetos humanos que utiliza matéria orgânica seca na descarga em vez de água, mostra-se como uma alternativa viável considerando seu baixo custo e o significativo histórico de experiências bem-sucedidas no Brasil”, explica Marcelo Alencar.

O autor pesquisou os diversos tipos de banheiro seco, fez um levantamento histórico dessa tecnologia no Brasil e no mundo, além de estudar os diversos aspectos ligados à adoção, implantação e utilização do banheiro seco.

Para comprovar a aplicabilidade dessa tecnologia alternativa de tratamento, o pesquisador Marcelo Alencar também construiu um protótipo de banheiro seco de câmara única bicompartimentada, constituído de placas de plastocimento no sítio ecológico de Panakui, Comunidade de Coquilho, zona rural de São Luís do Maranhão.

“Na construção do protótipo, foram documentados, com fotos e vídeos, todos os procedimentos para a confecção e montagem do elemento de tratamento, além do levantamento dos custos e identificação dos locais onde seus componentes podem ser adquiridos”, disse o autor de “Tratamento alternativo de dejetos sanitários. Uma experiência prática”.

Com o trabalho, ficou constatado que a técnica do banheiro seco, na forma de pré-moldado, é viável e pode facilitar a replicação da experiência em outras comunidades rurais do Estado do Maranhão. Para o servidor do TRT, o projeto foi uma experiência exitosa.

A publicação do livro - No dia 10 de fevereiro deste ano, Marcelo Alencar recebeu um e-mail de uma representante da editora Novas Edições Acadêmicas, marca comercial de OmniScriptum GmbH & Co. KG, empresa sediada na Alemanha, questionando se o autor teria interesse em publicar, sem custo, sua dissertação. Informaram que tomaram conhecimento do seu trabalho por meio do site da UFMA, onde Marcelo Alencar concluiu seu mestrado no ano de 2009.

“A principio, estranhei o convite, mais pela gratuidade da oferta. Pesquisei sobre a editora e verifiquei que se tratava de uma empresa idônea. Enviei meu trabalho para análise e, após 16 dias, recebi a informação de que o trabalho havia sido aprovado sob todos os aspectos examinados, estando apto para publicação. Fiz meu cadastro no site da empresa, inclui as informações do livro: novo título, foto de capa, sinopse, currículo e fiz as edições no texto para atender aos padrões editoriais”, narra Marcelo Alencar.

“Estou muito feliz com o resultado alcançado, inicialmente pelo fato de ter sido procurado por uma empresa de renome e depois pelo fato de o meu trabalho estar disponível para distribuição em nível mundial”, comemora o autor.

No dia 07/03/2014, menos de um mês desde o primeiro contato, o livro foi publicado. A princípio o material fica disponível no site www.morebooks.de – uma livraria também sediada na Alemanha. Em poucos dias, o livro estará disponível na base de dados do maior livraria virtual do mundo: www.amazon.com.

Autor – Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar é engenheiro civil, formado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), MBA em gestão ambiental pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em Sistemas Construtivos de Edificações e mestre  em Saúde e Ambiente pela UFMA; é professor universitário, avaliador de imóveis e projetista de infraestrutura urbana e consultor ambiental.

32 visualizações