Direito à informação consagra outros direitos, afirma presidente do TRT-MA

sexta-feira, 28 de Maio de 2010 - 16:54
Redator (a)
Valquíria Santana
Desembargadora Márcia Andrea Farias:
Presidente do TRT, com as jornalistas do Tribunal, Valquíria Santana (e), Edvânia Kátia e Suely Cavalcante

“O direito à informação é um direito que consagra outros direitos”, afirmou a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, ao premiar os vencedores do II Concurso de Reportagem da Justiça do Trabalho do Maranhão, hoje (28), durante café da manhã, no Hotel Praia Ponta d´Areia, em São Luís.

A magistrada destacou o papel dos profissionais da mídia para a consolidação dos direitos sociais e disse que o prêmio representa o reconhecimento do TRT-MA à contribuição que jornalistas e radialistas dão à difusão desses direitos.

A presidente do Tribunal também ressaltou o trabalho desenvolvido pela equipe de comunicação do TRT na produção de notícias e na execução de projetos institucionais, como colaboradores ou coordenadores. “Com dedicação, essa equipe empreende grandes esforços para levar à sociedade informações sobre a Justiça do Trabalho”, acrescentou.

Ela citou os vários projetos que têm a participação do Serviço de Comunicação, com destaque para o Justiça Cidadã (visitas agendadas de estudantes), palestras em escolas, TRT Ambiental, Memória e Cultura, TRT em Números, Agência Regional de Notícias, entre outros.

Márcia Andrea Farias destacou o permanente relacionamento institucional mantido pelo Tribunal, por meio da Assessoria de Comunicação, com os profissionais da mídia no Maranhão e no Brasil. “Por entendermos a complexidade do relacionamento Judiciário - Mídia é que contemplamos no nosso planejamento estratégico o projeto Comunicação & Justiça, dentro do tema Política Institucional”, acrescentou.

O projeto, além de atuar no campo do relacionamento com os magistrados e servidores e a sociedade, tem nos profissionais da mídia um dos seus focos. “Hoje, diante do novo cenário, podemos dizer que somos um Poder que serve de exemplo e no tocante à comunicação é importante registrar o avanço obtido nesta área. A transparência e a divulgação de notícias judiciais tornaram-se o tom, o eixo das ações comunicacionais, ultrapassando a barreira do personalismo e do isolamento”, garantiu a desembargadora.

Premiação - A TV Justiça, Rádio Mirante AM e Jornal O Estado do Maranhão foram os vencedores do II Concurso de Reportagem. As menções honrosas ficaram com as televisões Difusora e Mirante. Foram inscritas 20 reportagens. A presidente do Tribunal elogiou a atuação dos membros da comissão julgadora do concurso.

17 visualizações