Corregedoria do TRT-16 inicia correição na 3ª Vara do Trabalho de São Luís
O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (Maranhão), desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho iniciou nesta quinta-feira (29/1), Correição Ordinária da 3ª Vara do Trabalho de São Luís. Os trabalhos seguem até esta sexta-feira (30/1). O objetivo é ouvir servidores, servidoras, magistrados e magistradas, conferir e apresentar os índices de desempenho da VT e discutir soluções para a melhora da prestação jurisdicional.
O corregedor esteve reunido com o juiz titular da 3ª VT Manoel Lopes Veloso Sobrinho e com a juíza substituta Núbia Prazeres Pinheiro Hallef. A juíza auxiliar da Corregedoria, Fernanda Franklin da Costa Ramos, também esteve presente.
Foram tratadas reivindicações para melhoria da estrutura da VT e apresentadas ferramentas de tecnologia criadas pela Corregedoria do Tribunal para contribuir na gestão dos processos.
O corregedor regional, desembargador Gerson de Oliveira ressaltou que na era digital, a corregedoria acompanha 24 horas o funcionamento das Varas: “Hoje se torna muito mais fácil acompanhar o trabalho nas Varas do Trabalho. São verificados os prazos para que possamos melhorar os índices de entrega da prestação jurisdicional. Quando alcança este patamar, a agente consegue melhorar esses índices. Porque, o Ato Correicional existe para observar, para monitorar, para trazer sugestões de melhoria na Vara”, concluiu.
O juiz titular da 3ª VT Manoel Lopes Veloso Sobrinho se colocou à disposição da Corregedoria, e disse que apoia a atividade correicional. “Estamos de apoio e incentivo aos trabalhos de correição para que ao final desses trabalhos a gente possa evoluir e melhorar os serviços da Vara em beneficio dos jurisdicionados", concluiu.
A juíza substituta da VT, Núbia Prazeres Pinheiro Hallef também está confiante na melhoria dos trabalhos, e que vai implementar imediatamente as ferramentas de modernização disponibilizadas pela Corregedoria: "Recebemos o nosso corregedor que nos reapresentou um programa de controle processual, que vamos imediatamente implementar aqui na 3ª Vara de São Luís. Esperamos que até o final do ano, ele traga bons resultados para os nossos jurisdicionados” finalizou.
A equipe de servidores da Corregedoria também esteve reunida com os servidores da 3ª VT, ocasião em que foram apresentadas as funcionalidades das ferramentas tecnológicas desenvolvidas pela Corregedoria Regional, como a Allo, voltada à gestão da Vara e que indica em qual tarefa o processo se encontra; a Luz, responsável pela análise dos processos com base nos 13 indicadores definidos pelo IGEST; e a Hermes, destinada exclusivamente às ações dos oficiais de justiça.
