Coordenadoria de TI implanta processos para aprimoramento dos serviços de informação

quinta-feira, 27 de Agosto de 2015 - 13:19
Redator (a)
Marina Brito
Revisor (a)
Gisélia Castro

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realizou reunião, na última sexta-feira (20), para finalizar e demonstrar os resultados obtidos com o projeto “Mapeamento e diagnóstico de processo de gerenciamento de serviço de TI”. Durante o tempo de execução, os servidores da Coordenadoria analisaram e chegaram a uma listagem final das ferramentas mais adequadas para atender às necessidades do Tribunal.

O plano de TI foi implantado em setembro de 2014 com o objetivo de diagnosticar e modelar processos de gestão de serviços com base na Biblioteca Itil, que é um conjunto de boas práticas em infraestrutura, operação e manutenção de serviços de TI para as áreas operacional e tática de uma empresa. O modelo dessa biblioteca, totalmente flexível e adaptável ao negócio e estratégia de TI, busca promover uma gestão direcionada à entrega eficiente dos serviços ao cliente.

De acordo com José Augusto Filho, servidor da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, a execução desses processos garantirá um aumento no controle e na qualidade da prestação de serviços da TI. O servidor destacou alguns benefícios que serão vistos com a utilização do sistema, entre eles  o aumento da satisfação dos usuários quanto ao atendimento prestado pela TI, a diminuição dos custos operacionais, aumento da eficiência e da qualidade dos serviços e a possibilidade de medir de forma mais precisa e melhorar o desempenho da TI.

Dentre os processos disponibilizados pela Biblioteca Itil, o TRT-MA escolheu alguns para serem utilizados inicialmente, adequados à necessidade, tempo e custo do Tribunal. Alguns deles são: a Central de Serviços, o Gerenciamento de Catálogo de Serviço, o Gerenciamento de Incidentes, o Gerenciamento de Problemas, o Cumprimento de Requisição, o Gerenciamento da Configuração e Ativos de Serviço, entre outros.

Em paralelo a este projeto, O TRT16 contratou uma ferramenta de gerenciamento de operações de serviço chamada Assyst. Esta ferramenta foi configurada e está sendo implantada para colocar em prática os processos contratados. Todas essas iniciativas fazem parte do planejamento estratégico de TI que ajudará no suporte ao planejamento estratégico institucional.

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