Comemorações dos 70 anos da CLT são destacadas em evento do Núcleo de Pesquisa Direito e Psicanálise

terça-feira, 30 de Abril de 2013 - 17:09
Redator (a)
Suely Cavalcante
Kamilly Barros e Anícia Ewerton durante abertura da palestra Ódio no Brasil
Juiz Manoel Velo (E), servidores e estudantes participam do evento

As comemorações dos 70 anos da CLT foram destacadas pela secretária executiva da Escola Judicial do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), Kamilly Borsoi Barros, na abertura da primeira atividade do Núcleo de Pesquisa Direito e Psicanálise (NPDP) do Tribunal Regional, na tarde desta segunda-feira (29), no auditório da Escola Judicial, localizada no primeiro andar do prédio-sede do TRT. Segundo Kamilly Barros, além de discutir questões no âmbito do direito e da psicanálise, o núcleo também vai inserir no debate as relações trabalhistas.

Nesta primeira edição do NPDP foi apresentada a palestra em vídeo “Ódio no Brasil”, com Leandro Karnal, doutor em História pela USP, pós- doutor pela UNAM do México e no CNRS de Paris. O palestrante discorreu sobre a dificuldade que o povo brasileiro tem de reconhecer as manifestações de ódio e violência. De acordo com o palestrante, o brasileiro é conhecido por sua cordialidade e hospitalidade, e tem uma resistência à idéia da violência. “A questão crucial da história brasileira é que a violência é do outro, nunca é minha”, frisou Leandro Karnal. Para ele, talvez a dificuldade em reconhecer o ódio decorra da formação evidentemente cristã que, entre outros ensinamentos, classifica a ira como um pecado capital, e afirma que os pacíficos herdarão o reino dos céus.

Após a palestra, houve debate sobre o tema. O psicólogo Paulo Guilherme Rodrigues, do Tribunal de Justiça do Maranhão, foi o moderador do debate. Além do juiz auxiliar da Presidência, Manoel Lopes Veloso Sobrinho, o evento contou com a participação de servidores do TRT e do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), e de estudantes de Direito.

A servidora Anícia Ewerton, coordenadora do NPDP, explicou que o tema proposto na primeira atividade do núcleo foi intencional, tendo em vista que o ódio é um dos sentimentos relacionados ao trabalho. Para ela, a questão é relevante, pois o ódio é um dos motivos de queixas de adoecimento no ambiente de trabalho, com repercussão na saúde mental do trabalhador. Ainda, conforme Anícia, o tema continuará sendo estudado na próxima atividade do núcleo, marcada para 10 de maio. A proposta é uma pesquisa sobre violência, trabalho e ódio, e visa à compreensão desses conceitos sob a ótica do ordenamento jurídico, assim como, o posicionamento da psicanálise em relação a essas situações.

NPDP - o núcleo é oriundo do grupo de estudo Direito e Psicanálise, criado pela Escola Judicial em julho de 2012. O núcleo objetiva o debate de conceitos da área jurídica e psicanalítica, assim como situações que estão diretamente relacionadas com o mundo do trabalho, com uma investigação mais criteriosa nas relações de trabalho, que é o foco do NPDP, a fim de que encontrem possíveis respostas para algumas questões, tais como, o que leva uma pessoa a certas condições laborais? Por que o trabalho que antes era tido como algo enobrecedor, dignificante, para alguns se torna motivo de tanto sofrimento?

Podem participar do NPDP magistrados, servidores, estagiários e alunos do curso de Direito.

O NPDP é uma atividade do Projeto Compartilhando Conhecimento, referente ao tema Gestão de Pessoas e objetivo estratégico Promover Educação Corporativa, do planejamento estratégico do TRT-MA.

Mais informações pelo fone (98) 2109 9390.

Confira, abaixo, as próximas atividades do NPDP:


10 e 24.05.13 - Proposta de pesquisa sobre Violência, Trabalho e Ódio - visando à compreensão desses conceitos sob a ótica do ordenamento jurídico, assim como, o posicionamento da psicanálise em relação a essas situações.

07 e 21.06 e 05.07.13 - Saúde Mental e Trabalho - a partir deste tema vamos articular, através de algumas situações apresentadas ao judiciário, até que ponto pode-se afirmar que existe uma Saúde Mental. Também, será analisada a questão do trabalho na contemporaneidade, onde o mesmo se apresenta como forma de adoecimento, deixando para trás toda uma construção de que dignifica o homem.

19.07 e 02.08.13 - Responsabilidade, culpa , Subjetividade e neutralidade - Responsabilidade e Inconsciente.

16.08 e 30.08.13 - Responsabilidade, culpa, Subjetividade e neutralidade - a proposta de trabalho destes quatro conceitos visa fazer um paralelo das construções realizadas até o momento pelo Direito e pela psicanálise e como esta última pode contribuir para uma compreensão da implicação do sujeito em cada ato praticado.

06.9 e 20.09.13 - A Escuta e o Judiciário – que aporte a psicanálise pode proporcionar - investigar as possíveis contribuições da psicanálise nesse processo de escuta no judiciário é a proposta deste tópico. O que é escutar?

04.10 e 18.10.13 - A contemporaneidade e a crise de autoridadevisão psicanalítica - pesquisar as possíveis causas da crise de autoridade no mundo de hoje, constitui mais uma posta do Núcleo. Nessa investigação busca-se, ainda, saber se a psicanálise, de certo modo, contribuiu para esta crise.

08.11 e 22.11.13 - Trabalho InfantilO que diz o Direito e a psicanálise - averiguar o posicionamento do Direito e da Psicanálise no que diz respeito ao Trabalho Infantil é nossa proposta de trabalho.

06.12.13Jornada de encerramento – apresentação de trabalhos e convidados.

16 visualizações