Cemoc recebe visita de alunos de Direito da Faculdade Estácio de Sá

segunda-feira, 15 de Setembro de 2014 - 9:06

O Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (Cemoc) recebeu, na manhã de 11 de setembro (quinta-feira), a visita de 29 alunos do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá. A atividade integrou o calendário de ações do Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas, que consiste na realização de visitas orientadas (universitários), visitas técnicas (profissionais do Direito) e visitas agendadas (comunidade) às instalações do Foro Astolfo Serra (FAS). Esta é a segunda visita do mês. No próximo dia 18, serão recepcionados os alunos recém ingressos no curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão como parte das Atividades da Semana do Calouro, realizada pelo Centro Acadêmico 1º de Maio. Até o momento foram atendidas 954 pessoas.

Patrocinador do projeto, o juiz titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís, Paulo Mont’Alverne Frota, ministrou a palestra “Direitos e Deveres Trabalhistas” e também narrou experiências acumuladas ao longo de sua trajetória como magistrado. Segundo ele, esse tipo de atividade contribui significativamente para a formação dos futuros profissionais do Direito. "Além da teoria, é necessário que os futuros profissionais possam conhecer melhor a estrutura e funcionamento da Justiça do Trabalho", afirmou. 

O projeto também consiste na inserção da Justiça do Trabalho em atividades da comunidade para disseminar informações sobre os direitos e deveres trabalhistas. "Além de recepcionar os estudantes e a comunidade no Foro Astolfo Serra, o projeto agora está sendo levado a outros espaços de construção da cidadania, como foi o caso da Feira do Estágio e Emprego", disse o juiz.
 
O projeto está sob a coordenação da servidora Edvânia Kátia, chefe do Cemoc. Ela apresentou um panorama institucional da Justiça do Trabalho no Maranhão elencando os principais projetos desenvolvidos pela instituição, entre eles, TRT Ambiental, Caravana da Liberdade, TRT Cantos e Encantos, Vara Itinerante e Ouvidoria Itinerante. Ela destacou os resultados alcançados. "A cada dia recebemos mais visitantes, o que demonstra o interesse da comunidade pela nossa instituição. Com certeza, estamos contribuindo para o fortalecimento da imagem institucional do TRT, um dos nossos objetivos estratégicos", apontou.

O professor Raimundo Frazão, da Cia Petro, que, em agosto, levou um grupo de alunos para visita ao FAS, elogiou a iniciativa do TRT e disse que todas as vezes em que os alunos visitam a Justiça do Trabalho ficam maravilhados ao conhecerem o funcionamento da organização e ao terem contado direto com os juízes do trabalho. "Realmente a Justiça do Trabalho está de parabéns", afirma. A coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio de Sá também elogiou a atividade. "Essa é a nossa terceira visita e sempre que trazemos os alunos observamos o grau de satisfação. É um excelente trabalho este que o TRT está fazendo", elogiou.

Depois da palestra, os universitários assistiram a uma audiência na 7ª Vara do Trabalho de São Luís e percorreram as instalações do Foro Astolfo Serra. Conheceram, na prática, como funciona a primeira vara eletrônica da capital e também visitaram a 3ª Vara do Trabalho de São Luís, para conhecerem a realidade das varas que ainda trabalham com processos em papel. Os alunos também visitaram a  "Mostra Comemorativa dos 70 anos da CLT, em exposição no 2º andar do FAS. 

Cia Petro - no dia 28 de agosto, na quinta visita do ano, alunos do curso de Gestão Empresarial do curso profissionalizante Cia Petro participaram das atividades do Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas. Eles também assistiram à palestra do juiz Paulo Mont’Alverne Frota e conheceram as instalações do FAS durante visita orientada. 

 

21 visualizações