Categoria Televisão é uma das mais concorridas no I Concurso de Reportagem do TRT-MA

terça-feira, 29 de Julho de 2008 - 11:47
Redator (a)
Suely Cavalcante

A categoria telejornalismo é uma das mais concorridas no I Concurso de Reportagem da Justiça do Trabalho no Maranhão. Entre os concorrentes estão a TV Mirante de Imperatriz, TV Difusora de Imperatriz, TV Difusora de São Luís e TV Mirante de Pinheiro. Com o tema “Justiça do Trabalho, Cidadania e Inclusão Social”, o concurso é dirigido a profissionais da mídia, devidamente habilitados para o exercício profissional, nas categorias jornalismo impresso, radiojornalismo, televisão e fotojornalismo. Geizel Nascimento do Rozário, da TV Difusora de Imperatriz, foi o primeiro a fazer inscrição no concurso.

Na matéria, ele fala da VT de Estreito e sua repercussão na comunidade local, destacando a movimentação processual e importância para os jurisdicionados, ao mesmo tempo em que enfoca a relevância de manutenção da VT na região. Damásio Pinheiro, da TV Mirante de Pinheiro, fez matéria sobre quebra na ordem cronológica de pagamento de precatórios no caso de pessoa idosa. A matéria foi baseada na decisão do juiz titular da VT de Pinheiro, Antônio de Pádua Muniz Corrêa. Outro jornalista que escreveu sobre precatório foi Luiz Felipe Novais Falcão, da TV Difusora de São Luís.

Outro concorrente na categoria televisão é Luís Carlos Lima Vasconcelos, da TV Mirante de Imperatriz. Luiz Carlos acompanhou o deslocamento da sede da VT de Imperatriz para Governador Edison Lobão, para a realização de 69 audiências contra o município. Na categoria Jornalismo Impresso está concorrendo João de Deus Rodrigues da Silva, do jornal “O Estado do Maranhão”, de Imperatriz. Ele inscreveu matéria sobre os resultados da itinerância da VT de Imperatriz no município de Governador Edison Lobão.

CONCURSO

Podem concorrer os trabalhos publicados em veículos de comunicação de massa no período de janeiro de 2008 a 30 de agosto de 2008, nos quais os magistrados da Justiça do Trabalho, diretores ou gestores devem necessariamente ser fontes nas matérias. No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar diploma de nível superior na área de Comunicação, habilitação Jornalismo ou Radialismo, e/ou registro profissional equivalente. Cada autor poderá participar com mais de um trabalho, sendo permitida a co-autoria.

O trabalho deverá ter sido objeto de publicação total em veículo de comunicação de massa. Serão aceitos trabalhos de profissionais que, mesmo não fazendo parte do quadro da empresa jornalística, assinem a matéria na condição de “especial para”. A premiação é de R$ 1.500 para cada profissional. Serão premiados os primeiros colocados em cada categoria. Além do repórter, serão premiados, o editor e/ou produtor, bem como o cinegrafista, no caso da televisão. O regulamento do concurso está disponível na página do TRT (www.trt16.gov.br).

Os interessados podem fazer uma pré-inscrição online e a inscrição definitiva com a entrega do material pessoalmente, no horário das 11h às 17h30, no Serviço de Comunicação do TRT, que funciona no 5º andar do prédio-sede do Tribunal, localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, 2001, Areinha, São Luís-MA, CEP: 65030-015. A inscrição pode ser feita também pelo correio.

O concurso é uma realização do Tribunal Regional do Trabalho, sob a coordenação do Serviço de Comunicação. Mais informações sobre o concurso pelo e-mail ascom@trt16.gov.br, fone (98) 2109 9443 e no site do TRT.

15 visualizações