Biblioteca João Freire de Medeiros renova espaço físico no Fórum Astolfo Serra

terça-feira, 21 de Outubro de 2025 - 15:17
Redator (a)
Polyanna Pereira

A Biblioteca João Freire de Medeiros, vinculada ao Setor de Gestão Documental e Memória (SGDM), passou por uma reestruturação em seu espaço físico e na organização do acervo. O novo layout reforça o compromisso do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) com a acessibilidade, a sustentabilidade e a eficiência na gestão dos recursos públicos.

Sob coordenação da bibliotecária Mary Rose Viana Machado, a equipe realizou um trabalho cuidadoso de higienização, triagem e reorganização das obras, garantindo melhor preservação e acesso ao acervo. “Nosso objetivo é assegurar que o acervo esteja bem cuidado e acessível a todos os usuários”, destacou Mary Rose.

A chefe do Setor de Gestão Documental e Memória, Edvânia Kátia, disse que a ação integra o planejamento estratégico do Setor, em consonância com a Trilha da Memória, desenvolvida no Laboratório da Inovação.“Temos buscado caminhos que garantam uma prestação de serviços cada vez mais eficiente e inclusiva”, afirmou Edvânia.

Sustentabilidade e conforto

A nova ambientação ampliou corredores de circulação, promovendo autonomia a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, conforme a Lei nº 13.416/2015 e a Resolução CNJ nº 401/2021.

O projeto também adotou práticas sustentáveis, como a instalação de lixeiras para coleta seletiva, inserção de áreas verdes e uso da iluminação e ventilação natural, o que contribui para o conforto térmico e a redução do consumo de energia. 

Mais do que uma mudança estética, a nova ambientação representa um salto de qualidade nos serviços oferecidos à comunidade jurídica e ao público em geral. O espaço agora é moderno, funcional e convidativo, reafirmando o compromisso institucional com a democratização do conhecimento e uma Justiça mais acessível e consciente. O espaço da biblioteca João Freire de Medeiros é aberto ao público. 

Atuam na biblioteca, a bibliotecária Mary Rose Viana Machado, o servidor Fernando Boucinhas de Castro Lima, e a estagiária Lorena do Nascimento Silva.
 

17 visualizações