2ª Jornada de Trabalho Seguro: médico do TRT-MA fala sobre "Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho"

quarta-feira, 7 de Dezembro de 2016 - 12:32
Redator (a)
Suely Cavalcante
Ércio destacou ocorreência de Síndrome de Burnout e de suicídio entre os TMRT
Magistrados, servidores do TRT, representantes de outras instituições, profissionais e estudantes

A palestra "Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho: Formas de Adoecimento Mental do Trabalhador" foi proferida pelo médico do trabalho, cardiologista, e coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), servidor Ércio Murilo Sousa Cutrim, na programação matutina da 2ª Jornada de Trabalho Seguro do TRT-MA realizada pelo Tribunal, nesta terça-feira (6/12), no Auditório Juiz Ari Rocha.
Ao iniciar a palestra, o médico Ércio Murilo lembrou que o tema "Transtormos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT)" foi escolhido pelo Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro para o biênio 2016/2017. Os transtornos mentais relacionados ao trabalho resultam de situações que o trabalhador vivencia no exercício de suas atividades laborais. Pelas estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), os transtornos mentais menores acometem cerca de 30% dos trabalhadores ocupados, e os transtornos mentais graves, cerca de 5 a 10%.
Para Ércio, os transtornos mentais são desafios a serem enfrentados na organização do trabalho. Ele explicou que as causas mais frequentes são assédio moral e sexual, jornadas de trabalho exaustivas, metas abusivas, eventos traumáticos, perseguição da chefia e isolamento social, e os trabalhadores mais idealistas são os mais propensos a desenvolverem  os TMRT, porque nem sempre a realidade do trabalho possibilita a realização  de seus sonhos.
Entre os fatores de risco que contribuem para a ocorrência dos TMRT estão a intensa competitividade, uso expressivo de novas tecnologias e cobrança de metas difíceis. Diante das situações, o trabalhador tende a reagir com a aceleração do trabalho, efetuando atividades mais rápidas. Por outro lado, o trabalhador tem uma tendência a negar o sofrimento, prejudicando mais a si mesmo; e a se isolar profissionalmente.  
Os transtornos mais comuns são demência, delirium, transtornos cognitivos leves, alcoolismo crônico, depressão, síndrome da fadiga, síndrome do esgotamento profissional (Síndrome de Burnout) e suicídio. Entre eles, a mais frequente é a Síndrome de Burnout, decorrente de demandas interpessoais, carga de trabalho, alto índice de estresse, levando à exaustão emocional. O trabalhador perde o interesse pelo trabalho, pelo lazer, apresenta alterações de humor, memória, sono, dificuldade de concentração, falta de apetite, entre outros sintomas.
Segundo Ércio, o que ajuda a combater e prevenir os transtornos mentais relacionados ao trabalho são atividade física, terapias alternativas (meditação, musicoterapia, risoterapia, entre outros), psicoterapia, além da medicação.
Ele também disse que o suicídio é outro fenômeno importante nos TRMT. A ocorrência, no mundo, é na proporção de um suicídio a cada três segundos. Em sua apresentação, ele chamou atenção para uma frase do médico e escritor Augusto Cury sobre o suicídio, que diz: “Toda vez que uma pessoa pensa em se matar, seu pensamento na verdade é uma reação, não para eliminar a vida , mas para decepar sua dor. A tentativa de suicídio revela não o desejo de morrer, mas uma forma desesperada de viver, uma atitude desesperada de destruir o drama emocional que ele não conseguiu superar.”
2ª Jornada de Trabalho Seguro - realizada pelo TRT-MA, a jornada integrou o calendário de atividades do Programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, e teve mais de 150 participantes incluindo magistrados e servidores do TRT-MA, profissionais de segurança no trabalho e estudantes da área da saúde de diversas instituições de ensino como UFMA, IFMA e CEUMA. Houve também a participação de representantes do INSS, SESI, SENAI, SENAC, SEBRAE, MPTE e Ministério Público do Trabalho.
Programa Trabalho Seguro - iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com diversas instituições públicas e privadas, o Programa Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho formula e executa projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. No TRT-MA, os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro são a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, ouvidora do tribunal; e a juíza Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, titular da Vara do Trabalho de Chapadinha.

 

31 visualizações