Manual de Utilização do SISPAE - Sistema de Protocolo Administrativo Eletrônico

Indice

Tela de Login

Para Servidores

Tela do Formulario

Tela de Anexos

Tela de Encerramento

Para Gestores

Tela de Escolha Tipo de Servidor

Tela de Administracao de Requerimentos

Para Administradores:

Tela Principal de Administração

Tela de Gestores

 

 

Tela de Login

Esta é a tela de entrada do SISPAE, para entrar no Sistema é necessário digitar o seu Login e a sua Senha de Rede. Em seguida, clique no Botão "Entrar" para continuar.

 

Tela do Formulário

Esta é a Tela do Formulário 118.

O Nome do Requerente já vem preenchido, assim como o Cargo e a Situação do Requerente. O Servidor ao escolher a sua Lotação, imediatamente aparece abaixo preenchido os Gestores do Setor do Requerente. (Lembrando que para Gestores Titulares e Juizes não aparecem o menu de Escolha de Gestor). No Caso do Gestor a Lotação também já vem preenchida.

Após os dados do Requerente, logo abaixo aparecem todos assuntos que o Servidor pode requerer (apenas um por vez). Clique sobre o no link para ver os Amparos Legais e /ou clique no icone para visualizar os Modelos dos assuntos. O ícone indica que o assunto necessita passar por um Gestor para autenticar e/ou deferir o requerimento. Já o ícone indica que o assunto necessita de anexos.

Para selecionar algum Assunto clica no ícone . Imediatamente será levado para a parte de Exigências do Assunto.

Caso o assunto exija algum prazo, ao final da tabela de assuntos surgem os campos de prazos necessários que devem ser preenchidos.

O ultimo campo é reservado para informações complementares.

Clique no botão Avançar para continuar. Caso o assunto escolhido necessite de anexo o Sistema irá para a Tela de Anexos. Caso contrário ele irá para a Tela de Encerramento.

Tela de Anexos

Caso o assunto exija anexos , esta tela irá aparecer em seguida ao Formulário.

Clique no Botão Procurar(Internet Explorer) ou Arquivo (Firefox), para anexar algum arquivo com a extensão PDF.

Ao lado direito estão listados os documentos e exigências do assunto requerido.

Após anexar os arquivos, clique no botão Avançar para continuar.

 

Tela de Encerramento

As Telas abaixo indicam que o requerimento foi enviado com Sucesso para o Gestor (no caso dos assuntos que necessitem de Gestor) ou direto para o Setor Responsável (no caso dos assuntos que não necessitem de Gestor).

O Servidor receberá um e-mail indicando que foi dada entrada no Sistema do seu Requerimento. Caso o assunto escolhido necessite de Gestor, este também receberá um e-mail que indica que o mesmo deve entrar no Sistema SISPAE para autenticar, dar anuência ou rejeitar o Requerimento em questão.

Clique na opção Sair para deixar o Sistema.

Esta tela indica que o Requerimento está sendo enviado para ser analisado pelo Gestor, podendo ser deferido ou rejeitado pelo mesmo.

 

Esta tela indica que o Requerimento está sendo enviado diretamente para o Setor Responsável para ser Protocolizado.

 

Tela de Escolha Tipo de Servidor

Esta Tela aparece apenas para os Servidores que também são Gestores. Este deve escolher como entrar no Sistema e clicar no botão Avançar. Caso escolha Servidor/Magistrado irá para a Tela do Formulário. Caso escolha Gestor irá para a Tela de Administracao de Requerimentos .

 

Tela de Administração de Requerimentos

Nesta Tela, os Gestores poderão dar autencidade aos documentos apresentados, dar anuência ou rejeitar os requerimentos encaminhados a ele. (Somente os assuntos com anexos necessitam de autencidade). No caso de rejeição, um campo de Justificativa é mostrado para o Gestor. Deve-se clicar no botão enviar. A Justificativa é enviada para o e-mail do Servidor.

Para visualizar os documentos (inclusive os anexos) do Requerimento clique no link que aparece sobre o Tipo de Requerimento(Assunto) apresentado.

Após o Gestor dar anuência ou rejeitar o requerimento um e-mail é enviado para o Servidor e também para o Gestor que realizou a ação.

 

Tela Principal de Administração

Após o administrador entrar com seu login e sua senha na Tela de Login, aparecerá a Tela de administração do SISPAE, que possui duas opções:

 

 

Tela Administração de Gestores

Nesta Tela, os Administradores (usuário admin) poderão adicionar/remover Gestores do SISPAE.

Primeiramente deve-se fazer uma busca no campo Buscar Servidor e clica-se no Botão Pesquisar para realizar a consulta. Logo abaixo no campo Nome do Servidor já aparece o nome do mesmo preenchido de acordo com a busca realizada. Seleciona-se a Lotação em que o Servidor será Gestor e no próximo campo Substituto indica-se se ele é Substituto ou não. Em seguida deve-se escolher dois Servidor es Hierarquicamente Superior que serão o seus Gestores.

Clica-se no botão Adicionar Gestor para inserir o Servidor na Lista de Gestores do SISPAE.

A Lista de todos os Gestores do SISPAE é mostrada logo abaixo deste botão (nesta ajuda a lista dos Gestores foi reduzida por motivos de praticidade). Para Remover um Gestor da Lista deve-se clicar no icone .